Produtividade: Como se concentrar durante uma apresentação


Seja numa reunião ou num evento, não é difícil perder a sua concentração, levando-o a esquecer-se da linha de raciocínio, a repetir informação, ou a deixar elementos importantes de fora da apresentação. Ainda que seja impossível prever todos os obstáculos, é fundamental saber lutar contra este problema que pode acontecer a qualquer profissional, em qualquer altura.


LEIA TAMBÉM: Reunião: Como apresentar os dados dos gráficos de forma coerente e cativante


Procure distrações à sua volta

O telemóvel ou um panfleto podem constituir distrações perigosas. Se sente que isso pode acontecer, guarde os objetos ou mova-os para longe da vista. Pode não ser possível controlar o barulho que a sua audiência faz, mas diminuir o risco já será uma grande ajuda.


Tenha atenção ao local da apresentação

Nem sempre conseguirá escolher o local da apresentação mas evite ao máximo sítios com demasiado barulho ambiente ou uma hora de ponta. Isto aplica-se ainda mais se estivermos a falar de uma apresentação online em que o local (a sua casa, por exemplo), está completamente a seu cargo.


Aprenda a lidar com as distrações alheias

A tosse ou a conversa entre o público podem distraí-lo ao chamar a atenção para algo que não a sua apresentação. É essencial aprender a focar-se no que está a dizer e a apresentar para uma audiência fictícia, ajudando-o a não prestar atenção nas pessoas que realmente estão à sua frente, especialmente se o estiverem a distrair demasiado. Dependendo da situação, pode comentar alguma coisa num tom humorístico que leve a pessoa a parar com o seu comportamento, criando ainda um momento de descanso e descontração.


Procure um amigo

Uma outra forma de lidar com distrações externas é concentrar-se num ouvinte, ou grupo de ouvintes, que esteja interessado no que está a apresentar. Estas pessoas irão sempre existir e virar-se para elas pode não somente ajudá-lo a si como mostrar-lhes a elas que percebeu o seu interesse, cativando-as ainda mais.


Perder a sua concentração pode trazer problemas não apenas à sua apresentação em si mas também ao modo como o seu público o vê, e à forma como a sua mensagem chega, ou não, corretamente a quem o ouve.


Keywords: Produtividade, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais