Produtividade: Como lidar com um projeto que se arrepende de aceitar


Quando é convidado para um novo projeto é comum que não pense muito em como será lidar com o cliente ou parceiro, contudo, com o passar do tempo alguns comportamentos podem levá-lo a arrepender-se de ter investido em determinada pessoa ou empresa. Quando isto acontece, saber lidar da melhor forma com o “erro” é inevitável para que conclua o que lhe fora pedido, sem deixar má impressão junto do outro.


LEIA TAMBÉM: Produtividade: Como saber se está na hora de mudar de computador


Aceite que errar faz parte do percurso

Determinados comportamentos podem dar-lhe a sensação de que este não será um bom projeto mas a inexperiência ou a necessidade podem levá-lo a seguir em frente. Ao perceber que realmente não foi um bom passo, deve refletir sobre os sinais e perceber que errar faz parte do seu crescimento enquanto empreendedor.


Olhe para os aspectos positivos

Mesmo que a comunicação não seja a desejada, certamente aceitou o desafio devido às vantagens e estas devem ser o seu foco. Concentre-se no que irá receber e use isso como fonte de motivação.


Mantenha uma atitude profissional

Por muito que queira termina a relação de negócios, é importante que mantenha uma postura profissional e que não deixe transparecer este sentimento. Termine aquilo a que se propôs da melhor forma e demonstre o valor da sua empresa.


Não se limite a negar futuros projetos

No caso do cliente ou parceiro demonstrar vontade de projetos seguintes, você tem duas opções. Analisar o que correu mal e tentar uma abordagem diferente ou negar a proposta. Se escolher pela segunda parte, pode desculpar-se com outros projetos que tem pela frente ou com outros caminhos que pretende seguir, adicionando o nome de outros profissionais que o podem ajudar. Não se limite a negar e demonstre-se preparado a aconselhar alternativas.


LEIA TAMBÉM: Macbook: Dicas para quem quer passar de um Windows para um macOS


Torne a conversa o menos pessoal possível e nunca dê a entender de que se encontra pouco satisfeito com a parceria. Uma má impressão junto de um cliente pode levar a sua marca a ser mal encarada pelos amigos e conhecidos desse empreendedor, prejudicando-o a curto ou longo prazo.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais