Produtividade: Como obter bons resultados sem horas extra

O mito das horas extra destrói a produtividade de milhares de profissionais em todo o mundo, por isso, ajudamo-lo a largar este vício que prejudica muitas vezes o seu trabalho

5 de dezembro de 2021


No mundo do empreendedorismo, ainda se acredita bastante que horas extra são sinal de maior produtividade, levando milhões de profissionais ao excesso de trabalho, ao stress extremo e ao burnout. Na realidade, não é nas horas extras que está a chave mas sim na forma como aproveita as suas oito horas de trabalho (ou menos).


Seja rígido com as suas regras

Se marcou que o seu horário de trabalho é das 9h às 18h, então deve respeitar essa agenda. Claro que, no caso do teletrabalho, pode aproveitar para ir a consultas ou executar outras tarefas sabendo que conseguirá compensar, porém, é importante registar quanto tempo passou em “folga” para depois não exagerar.


Organize o seu trabalho

Fazer primeiro as tarefas mais simples e deixar as mais demoradas ou menos apetecíveis para o fim, irá levá-lo a trabalhar sob pressão e a ter de fazer horas extra de forma a respeitar prazos de entrega. As tarefas simples são perfeitas para relaxar enquanto se mantém produtivo, devendo as mais exigentes serem tratadas nas horas de mais produtividade como de manhã. Ter um calendário atualizado diariamente com prazos é também uma boa ideia.


Use o TikTok ou explore as redes sociais

Sim! Leu bem. Faça pausas para ver o que os amigos postaram ou para ver os últimos vídeos do TikTok. O nosso cérebro consegue apenas concentrar-se durante alguns minutos, perdendo produtividade ao longo das horas. Parar cinco minutos para relaxar e ver algo divertido, irá ajudá-lo a “reiniciar” e a regressar à produtividade. Claro, falamos em cinco minutos e cinco minutos devem ser. Evite ao máximo perder-se e desperdiçar meia hora nestas atividades.


Gerir o tempo que tem é uma opção mais saudável ao velho “vou fazer horas extra”. Lembre-se também que, quando possível, deve apenas aceitar projetos ou desafios que consiga incluir na sua agenda. Delegar é também uma opção, em especial para jovens empreendedores que sentem ainda a necessidade de fazerem tudo.


HÁ MAIS EM NÓS:



Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais