Produtividade: Porque é que os seus truques estão a falhar?


Ser produtivo é importante em qualquer trabalho, especialmente o de um empreendedor, por isso, é comum os profissionais aprenderem técnicas, porém, nem sempre estas são aplicadas da melhor forma, acabando por prejudicá-los.


Pensar que já tem todos os truques importantes

Muitos profissionais acreditam que já possuem todas as dicas importantes mesmo que estas não sejam as melhores. Lembre-se que um truque que pode funcionar para outro, pode não ser ideal para si, tornando a procura de outras perspetivas fundamental para uma estratégia feita a pensar nas suas necessidades.


Não adaptar a sua rotina biológica à rotina de trabalho

Algo ligado ao ponto acima, adaptar uma rotina que não é ideal para si pode prejudicá-lo mesmo que esse não seja o seu objetivo. Por exemplo, acordar cedo é perfeito para algumas pessoas mas não outras e obrigar-se a acordar às 6h da manhã pode não ser o ideal para as suas necessidades individuais. Aprenda a perceber o que funciona consigo.


Não seguir o que foi planeado

Teve o trabalho de planear o seu dia e a sua semana de trabalho? Não deixe de o seguir. Quando se olha para um calendário, é fácil presumir que tem tempo para tudo, deixando de lado o planeamento, e acabando por prejudicar o trabalho. Siga à risca as suas próprias indicações.


Não saber distinguir o urgente do importante

Você pode ter dez mensagens importantes mas serão todas urgentes? Por exemplo, pedirem-lhe um relatório até às 10h da manhã é realmente uma mensagem urgente, no entanto,  pedirem-lhe um relatório até ao final do dia é uma mensagem importante mas não urgente. Dar prioridade a mensagens importantes que não são urgentes pode atrasar outro trabalho igualmente fundamental, prejudicando-o.


Não delegar corretamente

Delegar é uma excelente forma de garantir que o trabalho é executado da melhor forma, deixando-o ainda com outras tarefas que tem de ser você a fazer. O problema ocorre quando a tarefa é delegada à pessoa errada. Tenha a certeza de que o profissional está interessado em executar o que lhe foi pedido e de que tem os conhecimentos necessários para o fazer corretamente.


Ser produtivo nem sempre é fácil e será necessário experimentar vários truques até apanhar os que melhor funcionam, permitindo-lhe fazer mais trabalho, com melhores resultados, idealmente em menos tempo, deixando-lhe espaço para outras atividades ou até outros projetos.


OUTROS ARTIGOS:

Instagram: Essenciais para quem é influencer

Como melhorar a forma como o veem


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais