Profissionalismo: O que qualquer empresa espera de si


Quer tenha iniciado uma nova fase na sua carreira ou faça já parte de uma empresa há algum tempo, é importante estar atento a elementos que normalmente são sempre esperados de si e dos seus colegas. Deste modo, poderá causar melhor impressão a quem o rodeia e, quem sabe, conseguir a promoção que tanto deseja.


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Respeite os seus colegas de trabalho

Independentemente de divergências ideológicas e de métodos de trabalho, é fundamental respeitar quem trabalha consigo, mesmo quando o outro não retorna a cortesia. Desrespeitar os colegas irá criar ou piorar o ambiente de trabalho e a cultura da empresa, prejudicando-a.


Dedique-se ao seu trabalho

Evite faltar sem justificação, chegue a horas, e cumpra as suas tarefas atempadamente. Dar um extra é uma opção mas pelo menos garanta a resolução do que lhe compete diariamente.


Cuidado com o que faz fora do escritório

Infelizmente, nem todos os profissionais têm noção das consequências que as suas ações fora do local de trabalho podem ter na empresa que representam. Um comentário impróprio, imagens comprometedoras nas redes sociais, tudo isto pode levá-lo a criar um rumor ou a incentivar eventuais consumidores a afastarem-se da marca. 


Peça ajuda sempre que necessário

Não tenha receio de pedir ajuda pois é preferível fazê-lo quando encontra um obstáculo maior. Contrariamente, evite executar algo sem ter a certeza de que é assim que o faz, pois isso poderá levar a chefia a pensar que o seu conhecimento está errado, julgando-o como mau profissional. Por outro lado, procurar esclarecer as dúvidas é sinal de que se preocupa em aprender, uma mais valia para qualquer profissional.


Dê uma mão sempre que possível

Em simultâneo, é importante estar disponível para ajudar os seus colegas. Claro, não deve deixar o seu trabalho atrasar mas, se possível, mostre-se disposto a auxiliar tanto os novos membros que ainda não estão habituados ao trabalho, como os mais antigos da casa que mais tarde ou mais cedo vão se deparar com dificuldades e obstáculos (como lhe acontecerá a si). Isto não só irá melhorar a cultura da empresa, como demonstrará às chefias que se preocupa não somente com o seu trabalho mas com o bem estar da equipa.


Saiba partilhar as suas ideias

A maioria das empresas, incentiva a partilha de ideias e de feedback (positivo ou negativo) desde que estes sejam partilhados com respeito. Se tem algum comentário a fazer sobre o trabalho de um colega ou sobre o modo de funcionamento da empresa, faça-o de forma construtiva, inspirando-se em factos e estudos. Ao partilhar uma ideia ou uma opinião sobre um projeto, faça-o de forma respeitosa e igualmente construtiva.


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Torne-se num funcionário exemplar e a probabilidade de garantir uma boa cultura de empresa aumenta, assim como as suas chances de ser promovido a um posto que lhe permita avançar positivamente na carreira.

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