Razões que podem fazer do seu site um péssimo vendedor
Parte fundamental do seu plano de negócio, um website pode ser um grande ajudante, especialmente por ser o primeiro lugar onde muitos clientes ainda procuram os seus produtos - apesar de estar a ser substituído aos poucos pelas redes sociais. Contudo, ainda que o site possa ser um excelente catálogo, ele pode facilmente transformar-se num péssimo vendedor, venha saber porquê.
Ele é igual para todos
Um bom vendedor sabe que deve especificar uma abordagem para cada cliente, focando-se nas suas necessidades e em produtos que eventualmente tenha adquirido anteriormente. Pelo contrário, o seu site irá mostrar os mesmos produtos às mesmas pessoas, sendo necessário ir até à “pesquisa” ou aos menus para encontrar o que pretende.
Não distingue entre primeiro utilizador e utilizador frequente
O modo como apresenta a sua marca a uma pessoa depende sempre se esta está familiarizada com os produtos ou não. Caso seja um novo cliente, o produto mais popular pode ser uma boa porta de entrada, enquanto que para um cliente antigo provavelmente a melhor opção é revelar um produto acabado de lançar.
Repetitividade
As mesmas novidades, as mesmas promoções, os mesmos destaques. Quando o cliente regressa ao site, ele irá oferecer-lhe a mesma coisa de todas as vezes. Isto é impessoal e pouco eficaz em termos de vendas. Idealmente, cada visita deveria mostrar um produto diferente, consoante o que fora adquirido anteriormente.
Existem algumas formas de dar a volta a este problema, nomeadamente ao recorrer às novas tecnologias como a inteligência artificial, unida a um chatbot, capaz de registar o que o visitante viu, o que já comprou e em que produtos poderá estar interessado. Para além disso, não dependa somente de um website para chegar ao cliente e aprenda a usar as redes sociais para seu benefício.
ARTIGOS RELACIONADOS:
NOS Web Pro
Como criar uma Loja Online