Razões que podem fazer do seu site um péssimo vendedor


Parte fundamental do seu plano de negócio, um website pode ser um grande ajudante, especialmente por ser o primeiro lugar onde muitos clientes ainda procuram os seus produtos - apesar de estar a ser substituído aos poucos pelas redes sociais. Contudo, ainda que o site possa ser um excelente catálogo, ele pode facilmente transformar-se num péssimo vendedor, venha saber porquê.


Ele é igual para todos

Um bom vendedor sabe que deve especificar uma abordagem para cada cliente, focando-se nas suas necessidades e em produtos que eventualmente tenha adquirido anteriormente. Pelo contrário, o seu site irá mostrar os mesmos produtos às mesmas pessoas, sendo necessário ir até à “pesquisa” ou aos menus para encontrar o que pretende.


Não distingue entre primeiro utilizador e utilizador frequente

O modo como apresenta a sua marca a uma pessoa depende sempre se esta está familiarizada com os produtos ou não. Caso seja um novo cliente, o produto mais popular pode ser uma boa porta de entrada, enquanto que para um cliente antigo provavelmente a melhor opção é revelar um produto acabado de lançar.


Repetitividade

As mesmas novidades, as mesmas promoções, os mesmos destaques. Quando o cliente regressa ao site, ele irá oferecer-lhe a mesma coisa de todas as vezes. Isto é impessoal e pouco eficaz em termos de vendas. Idealmente, cada visita deveria mostrar um produto diferente, consoante o que fora adquirido anteriormente.


Existem algumas formas de dar a volta a este problema, nomeadamente ao recorrer às novas tecnologias como a inteligência artificial, unida a um chatbot, capaz de registar o que o visitante viu, o que já comprou e em que produtos poderá estar interessado. Para além disso, não dependa somente de um website para chegar ao cliente e aprenda a usar as redes sociais para seu benefício.


ARTIGOS RELACIONADOS:

NOS Web Pro

Como criar uma Loja Online


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais