Redes Sociais: O deve e não deve partilhar para ser autêntico mas responsável
Quando tenta ser autêntico e transparente nas redes sociais, é fácil perder o rumo e questionar-se sobre quais os limites: quais os elementos que serão benéficos à sua presença e quais aqueles que podem destruir a sua reputação.
Não tem de partilhar tudo a toda a hora
Momentos delicados como uma separação ou a morte de um ente-querido não têm de ser partilhados. O mesmo se aplica a parcerias importantes que terminaram, uma quebra brusca nas duas vendas, entre outros elementos negativos que não acrescentam nada à sua imagem.
Evite comportamentos socialmente não aceites
Por exemplo, ainda que fumar fosse completamente aceitável há vinte anos, o mesmo não acontece hoje em dia. Mesmo que você - ou um membro da equipa - fume, deve evitar partilhar isso em vídeos ou fotografias pois pode afetar negativamente a sua marca.
Não prejudique ninguém - amigos ou funcionários
Conseguiu luz verde para lançar com um novo produto e mal pode esperar por contar aos seus seguidores. Lembre-se que um anúncio deste tipo deve ser feito calmamente e de forma pensada. Revelar um novo produto repentinamente pode levá-lo a não o fazer da melhor forma, mostrar demasiado, ou tornar o dia de trabalho da equipa num verdadeiro pesadelo pois irão receber uma onda de e-mails e comentários de seguidores e media, obrigando-os a trabalhar em excesso ou a largar outras tarefas igualmente importantes.
O Segredo do Negócio
Não nos referimos apenas ao ingrediente secreto mas também a estratégias inovadores ou tecnologia de ponta que adquiriu. Nunca revele o truque do seu sucesso. Lembre-se que a sua empresa não é apenas seguida por clientes e fãs mas também pela concorrência, sempre à procura do seu segredo de forma a não ficar para trás.
Tenha atenção ao que partilha e como o partilha. Se sente que não está à altura, contrate alguém que trate das suas relações públicas e que ajude a criar conteúdo para os seus canais, garantindo que a informação certa é revelada quando deve ser e da melhor maneira possível, mantendo-o transparente mas seguro.
Keywords: Redes Sociais, Instagram, Facebook, Pinterest, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo