Redes Sociais: O deve e não deve partilhar para ser autêntico mas responsável


Quando tenta ser autêntico e transparente nas redes sociais, é fácil perder o rumo e questionar-se sobre quais os limites: quais os elementos que serão benéficos à sua presença e quais aqueles que podem destruir a sua reputação.


LEIA TAMBÉM: LinkedIn: Dicas para aperfeiçoar o seu perfil


Não tem de partilhar tudo a toda a hora

Momentos delicados como uma separação ou a morte de um ente-querido não têm de ser partilhados. O mesmo se aplica a parcerias importantes que terminaram, uma quebra brusca nas duas vendas, entre outros elementos negativos que não acrescentam nada à sua imagem.


Evite comportamentos socialmente não aceites

Por exemplo, ainda que fumar fosse completamente aceitável há vinte anos, o mesmo não acontece hoje em dia. Mesmo que você - ou um membro da equipa - fume, deve evitar partilhar isso em vídeos ou fotografias pois pode afetar negativamente a sua marca.


Não prejudique ninguém - amigos ou funcionários

Conseguiu luz verde para lançar com um novo produto e mal pode esperar por contar aos seus seguidores. Lembre-se que um anúncio deste tipo deve ser feito calmamente e de forma pensada. Revelar um novo produto repentinamente pode levá-lo a não o fazer da melhor forma, mostrar demasiado, ou tornar o dia de trabalho da equipa num verdadeiro pesadelo pois irão receber uma onda de e-mails e comentários de seguidores e media, obrigando-os a trabalhar em excesso ou a largar outras tarefas igualmente importantes.


O Segredo do Negócio

Não nos referimos apenas ao ingrediente secreto mas também a estratégias inovadores ou tecnologia de ponta que adquiriu. Nunca revele o truque do seu sucesso. Lembre-se que a sua empresa não é apenas seguida por clientes e fãs mas também pela concorrência, sempre à procura do seu segredo de forma a não ficar para trás.


LEIA TAMBÉM: Redes sociais: Os erros mais comuns


Tenha atenção ao que partilha e como o partilha. Se sente que não está à altura, contrate alguém que trate das suas relações públicas e que ajude a criar conteúdo para os seus canais, garantindo que a informação certa é revelada quando deve ser e da melhor maneira possível, mantendo-o transparente mas seguro.


Keywords: Redes Sociais, Instagram, Facebook, Pinterest, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais