As redes sociais são a principal ligação entre as empresas e os consumidores, e possuir uma presença positiva nestas plataformas é essencial para o seu crescimento e sucesso duradouro. Para tal, é necessário criar um calendário de conteúdo, seja através de um spreadsheet, ou de ferramentas como o Google Calendar, este esquema ajudá-lo-á a manter uma presença regular nas redes sociais, mas também o tipo de conteúdo mais variado.
Um calendário de conteúdo ajuda-o a pré-definir o dia e hora em que realizará as publicações, a adaptar o tema ao horário e a gerir recursos e a estabelecer outros links e tags.
Escolha a informação essencial
O primeiro passo para um bom calendário de conteúdo, está em definir a informação que vai influir na plataforma, seja o título, a data, hora, links alternativos, tags possíveis, vídeos, imagens, etc. A escolha é sua, e está muito dependente do tipo de publicações que pretende realizar.
Defina o tipo de conteúdo
As redes sociais são uma grande fonte de conteúdo variado, e como tal, a partilha diversificada de conteúdo é importante para o crescimento de qualquer página. Por isso mesmo, deve começar por estabelecer três tipos de publicações, entre conteúdo promocional, partilha de materiais dos principais líderes teóricos da indústria, bem como conteúdo mais pessoal, que dê origem à interação com os seguidores.
Mantenha-o aberto a análise
Estabeleça uma linha de comunicação com a equipa, permitindo que estes analisem os dados e dêem a sua opinião. Para além do feedback dar origem a resultados positivos, este pode ainda criar ideias inovadoras que o pode ajudar a expandir o seu alcance.
Esteja aberto à inclusão de resultados
Para além da informação essencial para o preparar para a publicação do conteúdo, o seu calendário pode ainda estar aberto a incluir os resultados obtidos pela publicação, de forma a conseguir gerir melhor o seu conteúdo futuro.
Estabelecer um calendário de conteúdos na era das redes sociais é um passo importante para diversificar a sua imagem perante os seguidores, e para organizar as suas ideias e desenvolver conhecimentos sobre o seu público alvo.