Redes Sociais: Quais os elementos com que mais se deve preocupar


Alcance, cliques, engagement. Gerir as suas redes sociais com sucesso é uma tarefa árdua e que requer atenção a vários detalhes, por isso, neste artigo iremos passar brevemente pelos elementos a que mais deve prestar atenção, garantindo um crescimento continuado, mesmo em plataformas como o Facebook, onde os algoritmos estão em constante mudança.


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Aumento orgânico de seguidores

Claro que redes sociais como o Facebook e o Instagram têm a vantagem de lhe permitirem criar campanhas pagas para alcançar mais pessoas, contudo, este não é propriamente o número a que deve estar atento. Acima de tudo, verifique o seu crescimento orgânico pois ele é um indicador importante que mostra a sua popularidade. Se os seguidores não crescerem sozinhos, significa que está a perder parte do potencial da sua página, que o boca a boca está fraco, e é provável que isso seja reflexo do seu conteúdo.


Aumento de interação

Obter seguidores é o primeiro passo, o segundo é conseguir que eles interajam com a sua página. Todas as redes sociais do momento premeiam os perfis com maior interação pois eles são os que irão manter as pessoas dentro da plataforma. Claro, não importa apenas incentivar os seguidores a interagirem com a página, é igualmente fulcral responder a mensagens e a comentários, bem como dar like às interações.


Manter conteúdo fresco

As redes sociais vivem de conteúdo, publicado com o espaçamento e a frequência ideais. Criar um plano com as ideias, as imagens e os vídeos é fundamental, assim como agendar tudo antecipadamente através das ferramentas fornecidas pela rede social ou de plataformas como o Later. Deste modo, pode focar-se mais em melhorar o conteúdo e menos no stress de publicar algo ao longo do dia.


Encontrar novas formas de monetização

Um dos exemplos mais práticos deste ponto é a nova ferramenta do Twitter, cuja permite aos criadores receberem “gorjetas” dos seus seguidores. É importante manter-se a par de novas formas de monetizar as redes sociais, mesmo que de uma forma geral a sua receita seja conseguida através da venda de produtos no seu website. Outros exemplos são o Youtube, que lhe permite ganhar algo com a publicidade que aparece nos vídeos, e a Twitch através do seu sistema de subscrição e de doação.


Quando se fala em redes sociais não deve pensar apenas no aqui e agora pois todas as plataformas possuem os seus algoritmos e, por sua vez, estes mantêm-se em atualização, obrigando as marcas a adaptarem-se. Isto evita a estagnação destes espaços e abre porta para que novos negócios cheguem ao topo. Claro, isto significa que as empresas mais antigas não podem ficar para trás.


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