Redes Sociais: Como lidar com o bullying e o assédio


Ter uma presença nas redes sociais pode significar o sucesso de uma empresa, no entanto, um negócio ligado a estas plataformas terá de enfrentar algumas dificuldades. Por vezes o algoritmo pode parecer o grande inimigo do gestor das páginas de muitas empresas, mas a verdade é que na maioria dos casos são o bullying e o assédio que acabam por trazer os problemas mais chamativos.


LEIA TAMBÉM: Facebook: Como criar vídeos cativantes


As redes sociais são um bom lugar para expandir horizontes e dar a conhecer marcas e negócios a pessoas que de outra forma nunca seriam alcançadas. No entanto, o anonimato inerente a este tipo de plataformas dá fruto a uma crescente onda de assédio e situações de bullying. É por isso mesmo que nós lhe trazemos algumas dicas para que consiga navegar estas situações da melhor forma.


Deve denunciar as situações negativas que identificar.

Todas as redes sociais têm um mecanismo de denúncia, esta é uma função essencial para se manter uma página com conteúdo positivo. Se vê que está a enfrentar uma onda de ataques ou assédio, o primeiro passo será denunciar os perpetradores.


Não deve envolver-se em situações de assédio.

Por vezes, ficar calado é a melhor forma de resolver um conflito (ou de evitar que este descalabre), o mesmo acontece nas redes sociais. Estes são lugares onde as situações podem facilmente escalar até uma dimensão que não tínhamos imaginado, de tal forma que o melhor será não interferir quando se depara com este tipo de conflitos.


Deve neutralizar ataques com positividade.

Contudo, se você está a enfrentar uma onda avassaladora de negatividade e abuso, a melhor solução será confrontar o agressor. A forma mais positiva de resolver situações destas, não está relacionada com ataques, mas sim com a introdução de um comentário mais construtivo. Se o indivíduo se encontra a atacar um dos seus produtos, a melhor resposta será algo do género: “Lamentamos que tenha tido uma experiência negativa com o nosso produto, diga-nos o que podemos fazer para o melhorar no futuro”.


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais