Redes Sociais: Como recuperar de um erro grave


Um comentário mais impróprio mesmo que inocente ou um post sobre um assunto sensível que é mal interpretado são exemplos de conteúdos que podem ter consequências graves para a imagem da sua empresa e recuperar é um processo complexo que deve ser bem estudado.


A primeira resposta

Nem sempre responder logo é a melhor opção. Demore o tempo que for preciso, fale com os membros mais importantes da equipa e desenhe uma mensagem formal e genuína. Explique o que pode explicar mas não se prolongue na explicação (algum nível de transparência é sempre bem vista pela comunidade), assuma as suas responsabilidades por mais difícil que seja (não atire para canto), e descanse todos explicando de que forma irá resolver os problemas criados - por exemplo, dar formação à equipa sobre como lidar com temas sensíveis ou mudar os seus procedimentos internos.


Prepare-se para contactos externos

Dependendo da situação, o acontecimento pode ter consequências externas, por exemplo, ser contactado por uma instituição ou pelos media. Para cada uma das situações tenha procedimentos e comunicações preparadas, lidando da melhor forma com cada um.


Pense na opção de se deixar off uns dias

Pegue nos seus softwares de agendamento nas redes sociais pois pode ser necessário manter-se longe destas plataformas durante algum tempo. Por outro lado, o erro cometido pode estar visível em outro conteúdo agendado e tê-lo publicado por acidente irá agravar bastante a sua situação.


Peça ajuda profissional

Se não souber qual a melhor opção para resolver a situação, contrate um relações públicas (mesmo que freelance) para ter a certeza de que recupera bem, não tendo de reformular toda a estrutura da empresa ou até mesmo de encerrar. Este profissional saberá quais os passos que deve tomar e quais aqueles de que se deve afastar.


Lidar com conflitos é um processo nem sempre óbvio mas o futuro da sua empresa está dependente da sua reputação e é fulcral que esta se mantenha na positiva, especialmente num mundo onde graças às redes sociais tudo se espalha rapidamente.


OUTROS ARTIGOS:

Como diminuir a ansiedade antes de uma apresentação

Como dizer “não” de forma profissional


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais