Relatório de Receita: O que é e qual a sua importância


Existem diversas situações que podem levar à criação de um relatório de receitas mas se a sua empresa é recente, você poderá não estar certo do que é este documento, dos elementos que devem ser incluídos nele, ou até qual a sua utilidade e curto/longo prazo. Este artigo pretende ajudá-lo com estes obstáculos.


LEIA TAMBÉM: Office 365: A plataforma ideal para as equipas remotas


O que é um relatório de receita?

Também conhecido como um P&L (Profit and Loss), este relatório inclui dados como a receita recebida, os custos fixos da empresa, e os custos casuais. Ainda que existam programas que o ajudam a criar este tipo de documento, softwares como o Excel são perfeitos para um início de atividade, permitindo-lhe colocar todos os dados que acredita serem importantes.


Quais as vantagens deste documento?

Existem duas grandes razões para ter este relatório à mão. Em primeiro lugar, garante que a situação financeira da sua empresa está estável, ou seja, que não possui dívidas ou gastos excessivos em determinada área. Isto irá ajudá-lo a evitar problemas financeiros complicados que, em casos extremos, podem levar ao fecho do negócio. Em segundo lugar, esta reflexão irá ajudá-lo a perceber se está na hora de repensar as finanças ou de investir em novos materiais ou produtos. Se estiver com lucro, quem sabe é altura de começar a pensar nos próximos passos da empresa.


Quais os pontos que não podem faltar?

O primeiro passo é coletar toda a sua fonte de receita, desde as vendas dos produtos, aos investimentos, a algum rendimento extra que faça de outras formas. Depois deve passar às despesas, desde a renda da loja ou escritório, à conta da luz/água, ao que gasta com a produção, distribuição e promoção dos produtos, etc - tudo isto deve estar em linhas separadas e bem identificadas. Por último, perceba qual o resultado mensal e anual, percebendo se as finanças estão equilibradas e até se existe lucro. Este plano deve ser constantemente atualizado.


Um relatório de receitas é muito útil a qualquer empresa, em especial às jovens e que ainda estão a descobrir o mundo do empreendedorismo. Comece um rascunho e vá adicionando todos os dados de que precisa para tomar boas decisões a curto e longo prazo.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais