Respostas a ter na ponta da língua numa entrevista de emprego


Sente-se ansioso quando pensa na sua próxima entrevista de emprego? Tem receio de não conseguir causar boa impressão devido a uma branca ou por ter problemas em responder assertivamente? Isto deve-se, entre outras coisas, à falta de preparação. Ainda que não existam questões fixas - dependendo estas de diversos fatores como o cargo ou a cultura da empresa -, conhecer algumas das mais comuns irá ajudá-lo a ser confiante na hora de conquistar o outro.


LEIA TAMBÉM: Estes são os erros a evitar durante as entrevistas de emprego


Fale-nos um pouco sobre si

A “lenga lenga” de onde nasceu e que idade tem não são informações importantes para esta pergunta, afinal, quem o entrevista tem os dados à sua frente no currículo. O objetivo é conhecer as suas aspirações profissionais, o que pretende alcançar ou que elementos gostaria de mudar na sua área profissional.


Porque o devemos contratar?

Aqui deverá ter em mente o modo como pode ajudar a empresa. Que novidades traz consigo, que ideias gostaria de implementar, o que mudaria? Considera-se um expert em determinada área? Esteve recentemente num cargo onde aprendeu algo novo e que pode ser aproveitado para a nova jornada? Outra dica útil é conhecer bem a marca a que se candidata, podendo alinhar a sua resposta com os valores da mesma.


Qual a razão de ter saído da sua empresa anterior?

O desejo de crescer é uma das razões que pode apontar para a sua saída. O facto de não poder subir na carreira ou de não estar alinhado com a cultura da marca que representava são motivos plausíveis.


Porque possui um espaço grande entre cargos?

A dificuldade de encontrar emprego é muitas vezes a razão de ter no seu currículo grandes espaçamentos entre atividades mas, quando responde, não deve focar-se nesta realidade. Reflita sobre o tempo e o que aprendeu durante este: que cursos tirou, que voluntariado fez, com que empresas trabalhou como amigo, que artigos ou livros publicou?


LEIA TAMBÉM: Como se preparar para um entrevista via videochamada (Skype e outros)


O seu currículo é apenas uma parte do processo de contratação, virada para a primeira seleção. Depois desta fase, a entrevista tem um grande papel e as suas respostas em muito afetam a decisão final da chefia. Demorar demasiado a responder ou fazê-lo de forma errada pode custar-lhe o cargo que tanto deseja, por isso, prepare-se.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais