Como trazer os clientes de volta ao seu restaurante


Partilhar opiniões é algo mais do que natural do mundo do empreendedorismo. Quer precise dessa habilidade para conquistar um parceiro, apresentar uma proposta ao seu chefe ou partilhar as ideias com a equipa, discutir é algo a que não pode escapar. Contudo, nem todas as pessoas sabem fazê-lo corretamente, acabando por falar de forma agressiva e até intolerante mesmo que não têm o intuito de insultar o outro. Para o ajudar a melhorar a retórica, trazemos algumas dicas simples de como conversar de modo profissional e eficaz, sendo capaz de conquistar através de argumento e não de violência.


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Nunca insulte quando está a perder o argumento

Insultar o outro demonstra desrespeito pela opinião deste, assim como o facto de você não ter argumentos que apoiam a sua própria opinião, recorrendo à violência verbal para, de alguma forma, diminuir o outro. Este passo é meio caminho andado para uma cultura tóxica, perda de parcerias importantes, e uma equipa que não quer trabalhar consigo.


Não se foque na linguagem em vez da mensagem

Coisas como “não precisa de falar assim” não oferece nada ao argumento e, normalmente, são más interpretações provenientes do momento de tensão ou da forma apaixonada com que o outro defende o seu ponto de vista. Este tipo de resposta transmite também a ideia de que não está a ouvir o discurso, focando-se apenas no tom de voz.


Use o argumento para expressar contra-argumentos

Quando pensa na sua opinião, é importante refletir sobre quais os pontos fracos ou o que poderá ser dito para contra-argumentar a ideia. Deste modo, estará preparado para argumentar de volta, com factos ou experiências pessoais. Procure o que não faz sentido no discurso do outro ou o que foi já provado não ser verdade.


Não use outras situações para comparação

Dizer que algo funcionou com outra empresa não é propriamente um argumento forte. Afinal, você não conhece as circunstâncias em que determinado evento aconteceu. Centre-se nos seus números e na sua realidade, usando apenas a título de exemplo entidades em situações iguais à sua.


Estude os factos provenientes de fontes reais

Este ponto não deveria ser necessário, no entanto, muitos profissionais usam as opiniões de amigos ou de páginas das redes sociais para sustentar opiniões que, na realidade, são baseadas em mentiras ou histórias pouco relevantes. Estude através de livros de autores certificados ou através de palestras e podcasts dos profissionais de renome, tendo a certeza de que a sua informação é real.


Prepare-se para mudar de opinião

É verdade, no final da discussão é provável que mude a sua opinião e isso é sinal de evolução e crescimento pessoal. Isto não quer dizer que mude de perspetiva todos os dias mas quando está perante uma informação nova, é natural que pense sobre o modo como esta muda de facto a sua forma de ver o mundo. Se acreditar que a sua opinião é suprema, não abre espaço para crescer.


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Discutir saudavelmente com o outro permite-lhe ter a certeza de que é tomada a melhor decisão, podendo ainda criar uma boa relação de amizade e tolerância com o outro. Reflita sobre perspetivas diferentes e no modo como estas podem mudar a sua, e estude bem os factos antes de formar uma opinião. 


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