Showrooming: As vantagens de apresentar fisicamente o produto


O Showrooming é a prática de examinar produtos ou merchandise em loja para depois o comprar online – possivelmente por um preço mais baixo. O Showrooming beneficia assim os vendedores online já que estes oferecem preços mais baixos porque, ao contrário dos lojistas tradicionais, acabam por ter menos despesas gerais.


LEIA TAMBÉM: Atendimento ao Cliente: Como criar um serviço que o orgulhe


Com a ascensão da popularidade de smartphones e dispositivos móveis o Showrooming tornou-se ainda mais pronunciado, sendo que oferece ao comprador uma maior flexibilidade de confirmar preços online, de tirar dúvidas e de efetuar as suas encomendas.


Se pretende manter este tipo de presença enquanto foca a compra no online, o ideal pode ser optar por este modelo, conseguindo uma loja com o material em destaque, convidando o cliente a conhecê-lo. Isto é especialmente importante se o seu público-alvo pertence à Gen X ou aos Boomers, pois eles continuam a preferir uma compra física, podendo ver e analisar o que procuram. Por outro lado, existem produtos como eletrodomésticos ou carros que continuam a precisar de uma exposição prévia devido ao seu custo elevado.


Para combater esta tendência de mercado, algumas empresas estão a começar a utilizar táticas defensivas para fortalecer as suas vendas, como oferecer as recolhas em loja (e assim evitar custos de transporte) ou oferecer produtos exclusivos apenas em loja.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais