Sinais de que um profissional pode vir a abandonar a sua empresa

Nenhuma empresa gosta de ser surpreendida com a desistência de um funcionário, mas a verdade é que há sinais que o podem ajudar a antecipar esta situação

18 de outubro de 2021


A perda de um profissional nem sempre é uma má notícia, mas a saída inesperada de um bom funcionário pode vir a causar constrangimentos no seu desenvolvimento. Aprenda a identificar os sinais de que um membro da equipa pode vir a abandonar a sua empresa, e adapte-se a tempo de o evitar.


Ausência de compromissos futuros

Se tem um projecto importante em vista para os meses que se avizinham, e o funcionário ideal para assumir as suas rédeas demonstra pouco interesse em se envolver com o negócio, é possível que este esteja a ponderar a sua saída da empresa.


Evita encontros com o patrão

Por norma, os profissionais essenciais para o funcionamento de uma empresa têm sempre uma boa relação com o seu patrão. De tal forma que, se notar que um deles está a evitar cruzar-se consigo, este pode estar já com um pé na rua.  


Reuniões à porta fechada

Os funcionários têm, por norma, sempre um colega com quem desabafam e partilham as suas experiências. Por isso, antes de um profissional de topo decidir sair, é natural que partilhe essa vontade com um ou mais colegas. Esteja atento.


Pedidos irrealistas

Pedidos de aumentos salariais exorbitantes são possivelmente a mais comum forma de identificar descontentamento de um funcionário, e da possibilidade deste estar a pensar em abandonar o seu negócio.


A actividade das redes sociais

Se começar a notar a presença mais activa de um funcionário nas redes sociais relacionadas com a sua indústria, é possível que este se encontre a investigar potenciais futuras ofertas. É também de notar que, quando o profissional atualiza a sua página de LinkedIn com alguma frequência, este possa estar a realizar novas conexões dentro da sua indústria.


Perder um profissional sem aviso não é fácil para ninguém, por esse mesmo motivo é sempre bom estar à espreita e evitar surpresas. Se desconfia que algum dos seus funcionários está a pensar em abandonar o seu negócio, pondere falar com ele e averiguar se há algo que possa fazer para o incentivar a ficar. Adapte-se e dê valor a quem está ao seu lado.


HÁ MAIS EM NÓS



Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais