Smartphones: Como minimizar as consequências do uso prolongado
Antigamente raros e usados apenas para comunicação, os telemóveis evoluíram muito nos últimos vinte anos e, hoje em dia, são uma ferramenta indispensável não só para trabalho, quanto para lazer - desde ao consumo de informação aos divertidos jogos de smartphone e tablet. Contudo, o seu uso prolongado pode ter consequências vida dos utilizadores, como dificuldade em dormir ou o conhecido F.O.M.O., sendo fundamental aprender novas formas de se proteger.
Use e abuse do Modo Nocturno
A maioria dos dispositivos móveis, até os computadores, possuem uma opção chamada Modo Nocturno que coloca o ecrã num tema mais escuro e simpático para os seus olhos. Como alternativa, muitos websites, incluindo as redes sociais, incluem os seus próprios temas escuros.
Encontre um bom filtro de luz azul
Esta opção está também presente em vários dos modelos mais recentes e diminuem o cansaço dos olhos, especialmente quando usa os aparelhos durante a noite, antes de ir dormir.
Controle o tempo de ecrã
Quantas horas passa ao ecrã? A resposta tende a ser apenas algumas horas mas a verdade é que esse tempo chega facilmente às sete ou oito horas diárias. De forma a controlar a sua exposição, existem ferramentas e aplicações que monitoram o uso do aparelho, ajudando-o a diminuir o seu consumo e a melhorar a sua saúde.
Não tenha as notificações ligadas o tempo todo
As notificações constantes são frequentemente causa de stress e do F.O.M.O. (Fear of Missing Out). Durante as horas de trabalho e antes de ir dormir, desligue as notificações para que fique mais focado e tranquilo. Pode de igual forma desligá-las por completo, indo às aplicações apenas num período específico.
Ainda que o ideal seja fazer pausas dos dispositivos móveis, isso é normalmente impossível devido ao trabalho e às várias atividades de lazer que dependem deles. Contudo, deve manter-se atento, pois o uso excessivo pode ter consequências negativas para a sua saúde.
Keywords: Smartphones, iPhone, Tablet, Dispositivos Móveis, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo