Quer sobreviver a um momento de crise? Responda a estas questões!


Se ainda não desenhou um plano de emergência para ultrapassar esta crise, está na hora de o fazer e esse documento deve responder a algumas questões fundamentais ao futuro sucesso da empresa. Será que está devidamente preparado?


LEIA TAMBÉM: Produtividade: Produtos old-school que não pode dispensar


Qual a sua capacidade de pagar as despesas fixas?

Ordenados, rendas, contas da luz e da água, material bruto, renovações de softwares, tudo isto são despesas fixas que possui regularmente e sem as quais a sua empresa não funciona. Faça uma lista de tudo e analise de que forma pode garantir pelo menos esse valor. Se não for capaz, está na altura de pensar em alternativas, para que não acabe numa situação de dívida irremediável.


A sua equipa pode trabalhar remotamente?

O trabalho remoto (ou teletrabalho), será uma das únicas opções de funcionamento para muitas empresas nos próximos meses, mas estará a equipa preparada? Garanta que todos têm acesso aos documentos e aos programas necessários, que possuem bons computadores e antivírus à altura. Disponibilize também canais de compartilhamento de ficheiros e de comunicação entre profissionais, como os oferecidos pelo Office 365. Indique igualmente qual deverá ser o novo horário de trabalho e estude a melhor forma de verificar que a equipa continua produtiva, sem a necessidade de relatórios diários ou de outras confirmações pouco práticas.


Quais as práticas de higiene e segurança em prática?

Tanto no caso do trabalho em escritório (ou loja), quanto no trabalho remoto (teletrabalho), é fundamental informar a equipa sobre as principais práticas de higiene e segurança, desde o uso correto de máscara, ao lavar regular das mãos. No caso de uma loja ou de um escritório, imprima as normas para que estas possam ser facilmente consultadas pelos profissionais e pelos clientes. Além disso, tente ao máximo disponibilizar o material de proteção necessário.


Quem o irá substituir?

Escreva o nome de todos os profissionais sem os quais a empresa não funciona. Aquelas funções que possuem apenas um ou dois responsáveis. Se um deles adoecer ou tiver de se retirar, já tem um substituto? A falta de um membro pilar pode trazer consequências graves, adicionando ainda mais stress num momento complicado. Comece a preparar alternativas e um plano de sucessão para a eventualidade de precisar dele.


LEIA TAMBÉM: Dicas para salvar o seu negócio numa crise


Este é um momento delicado e de reflexão, importante ao sucesso do seu negócio, numa altura em que muitas empresas desaparecem. Lembre-se também que não tem de fazer tudo isto sozinho, podendo (e devendo) pedir a ajuda dos profissionais mais próximos de si e até de colegas ou amigos. 


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais