Não perca tempo com estas tarefas inúteis


Num meio tão apressado e repleto de trabalho, deve evitar perder tempo ao máximo, aproveitando-o para executar as mil e uma tarefas que tem à sua frente. Por isso, compilámos algumas tarefas inúteis que o fazem perder tempo, para além de não surtirem qualquer tipo de resultado benéfico a si ou à sua empresa.


Multi-tasking

Aquilo que somos ensinados ser a capacidade de executar várias tarefas em simultâneo é na realidade a execução de várias tarefas pela metade. O nosso cérebro consegue somente concentrar-se numa atividade de cada vez, podendo alternar a sua atenção entre várias. Isto significa que quando pensa estar a fazer “a” e “b”, o seu cérebro está na realidade a fazer “a”, depois pára para se focar em “b”, depois regressando a “a”, e por aí adiante.


Redes Sociais sem objetivo

Pára o seu trabalho para ir às redes sociais? Qual o propósito? Verificar as suas mensagens de trabalho? Confirmar se o seu amigo lhe respondeu? Ou somente fazer scroll down sem qualquer tipo de objetivo? Se a resposta é a última, então esta é uma tarefa inútil que lhe rouba somente tempo. Use esta necessidade como uma recompensa e concentre-se no trabalho que tem pela frente.


Reuniões em demasia

Tem necessidade de organizar, ou estar presente, em reuniões cujo conteúdo pode facilmente ser transmitido via e-mail ou através de uma simples e breve conversa? Foque a necessidade de reuniões para temas realmente importantes de modo a não gastar tempo em algo pouco relevante e que poderia estar a ser usado para tarefas realmente fundamentais.


Desorganização

Seja uma secretária desorganizada onde nunca encontra nada ou um escritório desorganizado onde encontrar o colega é um pesadelo, a desorganização é um dos piores inimigos de qualquer bom profissional e deve lutar para que tudo se encontre no lugar certo.


Tagarelice

Falar com os colegas é importante mas será sempre necessário? No ambiente de trabalho deve conseguir equilibrar a vontade de conversar relaxadamente com um colega e o tempo que irá perder nesta atividade. Encorajamos a que estabeleça boas relações com os seus colegas mas nem sempre é preciso parar de meia em meia hora para discutir aquele post do Facebook. Para além de o fazer perder tempo, este hábito irá destruir a sua capacidade de se concentrar.


Estamos rodeados de distrações e é fulcral aprender a distingui-las das tarefas extra que realmente estão ligadas ao seu trabalho. Quanto mais se concentrar mais rapidamente irá executar o que tem para fazer, deixando tempo livre para se divertir sem o stress de que não completou as suas funções corretamente. Como dizemos às crianças, “trabalhos-de-casa” primeiro e brincadeira depois.


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