Telemática: Em que consiste esta tecnologia de monitoramento?


Enquanto num escritório físico é relativamente simples analisar a produtividade da equipa, bem como os problemas e os desafios que esta possa estar a enfrentar, o mesmo não se pode dizer quando os profissionais se encontram na estrada. De início pensada para os camionistas, a telemática está a tornar-se cada num must para as empresas que dependem de uma frota de automóveis.


LEIA TAMBÉM: Bitcoin: Tudo o que precisa saber sobre esta moeda (essenciais)


Telecomunicação e informática

O termo telemática provém da junção entre “telecomunicação” e “informática”, descrevendo assim os sistemas que usam software e hardware para transmitir dados através da rede até às pessoas. Estas informações podem ser imagens, texto, vídeo, ou outro.


Começando pelo básico

De uma forma geral, a telemática é utilizada na prática para monitorizar veículos, podendo o cliente consultar rapidamente a sua localização, velocidade, comportamento, e muito mais, através de um website ou de uma aplicação própria.


Não siga apenas automóveis e outros veículos

Ainda que o foco tenda a ser carros, camiões ou motas, a verdade é que estes sistemas podem ser usados em outros objetos como a carga em si, útil em especial quando é transportada por vários veículos, sendo importante saber onde está.


Existem inúmeras vantagens em utilizar sistemas de telemática, especialmente se possui uma frota, mesmo que pequena. Conhecer o comportamento das rotas permite-lhe, entre outras coisas, perceber problemas a solucionar e otimizações possíveis para melhorar o seu serviço.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais