Teletrabalho: Como resolver conflitos por falta de comunicação


A falta de comunicação é uma das grandes causas de desentendimentos e de conflitos dentro das empresas, situações agravadas pela falta de contacto visual e físico - resultado do confinamento e da adaptação ao teletrabalho. Sendo assim, torna-se importante que as chefias e os próprios profissionais descubram como lidar com estes momentos, evitando ambientes tóxicos e a diminuição na produtividade da equipa.


LEIA TAMBÉM: Trabalho remoto: Os maiores mitos que rodeiam este modelo de trabalho


Confronte os problemas no momento

Acumular conflitos até ao momento em que não pode mais ficar calado é prejudicial. Tenha em conta que o colega pode não ter a noção de que está a ser impróprio e isso deve ser corrigido assim que possível. Em privado, comunique com a pessoa, explicando que determinado ato passou como agressivo ou que algo não foi feito devidamente.


Crie novas regras ou indicativas se necessário

O convívio cara-a-cara facilitava diversas ações, desde a entrega de documentos a alertas para determinados problemas que eram detectados - afinal, porque não avisar o colega se ele está ali ao lado. Contudo, com o remoto vieram novos desafios e nem todos se conseguem adaptar corretamente. Certas palavras mal interpretadas no chat podem causas atritos, várias chamadas não atendidas trazem problemas.


Procure uma linguagem corporal neutra

Um tom alto ou demasiada gesticulação irá por norma agravar a situação, ao transmitir uma energia agressiva. Tente ao máximo manter uma postura calma e compreensiva. Ao usar esta técnica, irá pacificar os profissionais envolvidos e demonstrar que o problema será resolvido pelo bem, sem insultos, sem acusações e sem ameaças.


LEIA TAMBÉM: Trabalho Remoto: Como lutar contra as suas principais desvantagens


Relembre a equipa de que este novo desafio  vem com novos problemas, cujas soluções deverão ser encontradas conforme a necessidade de adaptação. Se a comunicação já era importante, agora é ainda mais, especialmente se tivermos em conta que acaba realizada por texto, onde a falta de som e imagem pode levar a más interpretações.


Keywords: Teletrabalho, Trabalho Remoto, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais