Trabalho remoto: Ajude a equipa a equilibrar a vida pessoal e profissional


O trabalho remoto está a ganhar grande popularidade, oferecendo vantagens não somente aos profissionais como à empresa, contudo, gerir uma equipa que trabalha à distância nem sempre é fácil e frequentemente este modelo acaba por trazer consequências negativas pelo facto de não terem havido certos cuidados desde uma fase inicial.


LEIA TAMBÉM: Voice Search: O que saber sobre a procura por voz


Mantenha os prazos limite bem definidos

Por mais simples que seja o projeto, defina cargos e prazos de entrega bem definidos, aceites por todos os membros, evitando mal-entendidos e esquecimentos. Faça igualmente reuniões frequentes onde todos façam um breve comentário sobre o estado das suas tarefas.


Envolva a equipa em atividades fora do trabalho

Ter um chat com todos os membros da sua equipa é algo usual, contudo, é fundamental este não ser usado somente para trabalho mas também para comentários ou posts descontraídos, servindo como uma base de trabalho assim como um local onde os membros possam interagir e criar uma relação de amizade.


Incentive a entreajuda entre membros

Ao criar um bom ambiente entre os profissionais que tem a seu cargo, irá aumentar a probabilidade de eles se entreajudarem, pedindo auxílio aos colegas com os quais têm mais afinidade e não tendo receio de pedir ajuda a quem não conhece, temendo receber represálias por não saber fazer as suas tarefas corretamente. Deste modo, a produtividade e a eficácia da sua empresa irá melhorar, assim como a sua cultura.


Não seja rígido com horários de trabalho

Claro, determinados e-mails devem ser enviados numa determinada altura e existem projetos que têm de ser concretizados até uma certa data, contudo, não seja demasiado rígido com a equipa quando esta pode usufruir de flexibilidade. Exigir, sem necessidade, que a sua equipa trabalhe de segunda a sexta, das 8h às 18h, irá desmotivá-la pois não estão a trabalhar realmente de forma remota.


LEIA TAMBÉM: As principais razões para abrir a sua própria empresa


Aumento na produtividade, melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional, diminuição dos custos da empresa, e a possibilidade de contratar os profissionais que mais se encaixam nas suas necessidades independentemente do local onde vivem, são algumas das vantagens de possuir uma equipa remota. Se já pensou em adaptar-se a este método de trabalho, esteja a par do que isso implica.


Keywords: Trabalho Remoto, Digital Nomad, Nómada Digital, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo, Millennials, Gen Z, Office 365


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais