Trabalho remoto: Dicas de como se manter focado para iniciantes


É verdade que o trabalho remoto sempre existiu, contudo, este este modelo estava ainda no início da sua popularidade, usado normalmente por pequenas empresas que não possuíam fundos para manter um escritório físico ou para marcas inovadoras que viam os potenciais desta estratégia. No final, Millennials e Gen Z já se encontram preparados para manter as suas funções a partir de casa mas existem milhões de profissionais habituados ao tradicional. 


As dificuldades são naturais, bem como o sentimento de que é impossível trabalhar eficazmente a partir de casa. Para si, temos algumas dicas que irão ajudar a tornar o processo mais simples e interessante, de forma a manter os bons resultados a que está habituado, sem a frustração normal desta situação muitas vezes forçada.


LEIA TAMBÉM: Trabalho Remoto: Os erros mais frequentes das chefias


Mantenha a sua rotina diária

Sim, claro que se pode levantar um pouco mais tarde ou demorar um pouco mais no almoço, contudo, deve manter a sua rotina de trabalho, começando e terminando à hora do costume. Atrasar-se no início do dia irá levá-lo a ter de trabalhar até tarde e, fazê-lo, não permitirá que descanse o suficiente ou que aproveite o tempo livre para estar com a família e os amigos, ou assistir àquela série que tanto gosta. No início, um cronómetro onde contar as horas de trabalho pode ser útil.


Monte o seu escritório

Quando o profissional conta trabalhar remotamente é mais fácil encontrar uma casa ou um apartamento com uma divisão extra que sirva de escritório, no entanto, milhares de pessoas encontram-se limitadas em termos de espaço e uma divisão apenas para si é algo impossível de alcançar. Mesmo assim, deve procurar e adaptar um local específico - a sala ou o quarto, por exemplo - onde possa deixar o seu material de trabalho (computador, documentos, entre outros). Não tenha também problemas em fechar uma secção da sua casa durante as horas de serviço para manter ou diminuir o silêncio.


Crie barreiras de disponibilidade claras

O facto de estar em casa pode levar a um falso sentido de disponibilidade constante, tanto por parte de chefias, como de parceiros, de colegas ou até mesmo sua. Desligue o som do smartphone após o fim do seu horário de trabalho e, salvo uma excepção importante, não continue funções depois dessa hora. A falta deste passo pode levar a burnout e a outros problemas relacionados com o trabalho em excesso.


Não se isole dos outros

A ideia de não ter de estar num escritório barulhento pode parecer boa mas esse espaço era o que lhe oferecia a oportunidade de comunicar com o outro nas pausas do café, nos corredores ou durante as reuniões. Estes momentos são importantes para a sua saúde mental e devem ser substituídos, por exemplo, com videoconferências casuais com os colegas ou, quando possível, almoços em grupo.


Encare isto como uma modalidade a longo termo

É certo que muitas empresas irão regressar ao modelo de trabalho em escritório mas a maioria irá permanecer remota. Devido a isto, pense nas alterações que pode fazer a longo termo. Por exemplo, pode procurar espaços de coworking ou escritórios individuais para alugar e, no caso de pensar em comprar casa, pesquise imóveis com uma divisão extra. Mentalizar-se que este pode vir a tornar-se no seu novo normal irá ajudar a diminuir a ansiedade.


LEIA TAMBÉM: Office 365: A plataforma ideal para as equipas remotas


É fundamental aprender a adaptar-se à adversidade mesmo quando isso não é tão fácil quanto pode parecer. Sim, o trabalho remoto é algo natural e desejado por muitos profissionais mas existem tantos outros que preferem o método tradicional. Lembre-se também que pedir ajuda a colegas mais novos ou a chefias não é motivo de vergonha, demonstrando a sua vontade de aprender e de manter os bons resultados.


Keywords: Trabalho Remoto, Teletrabalho, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais