Trabalho Remoto: Como evitar o isolamento social não desejado


Os profissionais que passaram do trabalho tradicional em escritório para o domiciliar, e aqueles que procuram carreiras como freelancers, têm inúmeros desafios pela frente, incluindo o isolamento social não desejado. O facto de estarem sempre em casa, sem familiares consigo, pode trazer problemas complicados como depressão ou burnout e nem sempre é fácil combatê-los. Neste artigo, sugerimos algumas estratégias para se manter conectado mesmo quando não trabalha diretamente com outras pessoas.


LEIA TAMBÉM: Trabalho remoto: Os maiores mitos que rodeiam este modelo de trabalho


Guarde espaço no calendário

Sim, pode parecer estranho mas socializar deve fazer parte da sua agenda, em especial quando tem dificuldade em ter tempo para esta atividade. A pausa não tem necessariamente de ser extra, aproveitando para almoçar com amigos, fazer uma videochamada, jogar um jogo online depois do trabalho, entre outros.


Procure atividades fora de casa

O exercício físico ou o aprender de algo novo pode facilmente ser feito a partir de casa, contudo, se socializar é um desafio devido ao trabalho e à sua localização, então optar por ir a um ginásio ou frequentar uma escola física, são alternativas que o vão favorecer, obrigando-o a sair para conviver com pessoas.


Não deixe de lado as comunidades online

Se o maior problema é o falar com alguém, e não necessariamente o contacto físico, as comunidades online são a escolha perfeita. Plataformas como o Twitter, o Facebook ou até o Reddit são perfeitas para conhecer pessoas, e até outros profissionais, com interesses semelhantes aos seus.


LEIA TAMBÉM: Trabalho Remoto: Como lutar contra as suas principais desvantagens


A saúde mental é tão ou mais importante que a saúde física mas infelizmente a sociedade continua, regra geral, a não dar valor a este elemento. Tenha cuidado para não se isolar, mesmo que de forma involuntária, devido à carreira que tem à sua frente e procure novos modos de permanecer ativo e social.


Keywords: Trabalho Remoto, Teletrabalho, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais