Trabalho Remoto: Como regressar ao trabalho depois das férias


As férias são um período de relaxamento que infelizmente não dura para sempre. O regresso à rotina pode ser complexo, com um excesso de trabalho pouco desejado e uma sensação de extremo stress que demora a passar. No entanto, se isto é verdade para quem está num escritório, é ainda mais para os remotos, tendo misturados ambientes de lazer e trabalho, por isso, trazemos algumas dicas de como regressar ao ativo de está em casa.


LEIA TAMBÉM: Office 365: A plataforma ideal para as equipas remotas


Obrigue-se a deixar as férias

Acordar no quarto que o lembra das férias e olhar para tarefas domésticas que até ontem podiam ser feitas pode levá-lo a adiar o trabalho. Seja rigoroso, acorde cedo, vista-se a rigor e comece o seu dia. Mentalize-se de que as férias terminaram e de que está na altura de voltar à rotina.


Não verifique logo os e-mails

Mesmo com os avisos de “out of office”, o certo é ter umas dezenas ou centenas de mensagens não lidas, repletas de pedidos, prazos de entrega, ou outras tarefas que terá de delegar. Começar por este elemento irá deixá-lo com ansiedade e com a sensação de que não conseguirá completar tudo até ao final do dia, ou que terá de adiar outras tarefas.


Organize o dia através de uma to-do list

Crie uma to-do list de tudo o que tem realmente de completar no primeiro dia. Deste modo, tem a certeza de que não se esquece de nada e organiza os pensamentos para ter uma melhor noção do que conseguirá ou não terminar. Quando conferir o e-mail, vá adicionando as novas tarefas.


Verifique que as plataformas continuam on

Entre nas plataformas que usa de forma regular para confirmar que ainda tem o acesso a elas. Updates e outros problemas podem-lhe retirar entrada, algo que não repara pois está de férias e, quando precisar de as usar, corre o risco de ficar empatado num ecrã de erro. De Microsoft Teams ao One Drive, das videoconferências à cloud, confira que tudo funciona corretamente.


Distinga o urgente do importante

Algo urgente tem de ser feito assim que possível, acima de todas as outras tarefas. Um assunto importante, tem de ser feito assim que possível mas pode esperar até terminadas outras ações que requerem prontidão. Por exemplo, tem dois projetos atrasados, um para entregar até ao final da semana (urgente), outro para entregar no final do mês (importante).


LEIA TAMBÉM: Produtividade: Melhore os seus resultados durante o trabalho remoto


Começar mal o primeiro dia de trabalho depois das férias irá complicar a sua semana e aumentar os níveis de stress, algo pouco aconselhável. Encare com tranquilidade o regresso, organize as ideias e comece pelo mais importante.


Keywords: Trabalho Remoto, Teletrabalho, Microsoft Teams, One Drive, Office 365, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais