Truques e dicas para conquistar potenciais clientes
Lembra-se daquele cliente fiel? Aquele que regressa sempre a si, que o motiva a continuar, que traz consigo amigos e familiares? Apostamos que sim. Lembra-se de quando ele veio pela primeira vez à sua loja e de quando percebeu que ele veio para ficar. Possivelmente tem até uma mão cheia desses clientes que o procuram sempre primeiro. Mas será que sabe quantas pessoas estiveram à beira de ser esse cliente e nunca o foram?
Independentemente de possuir uma loja física ou virtual, é fundamental compreender que muitos dos que o visitam, nunca se convertem em clientes. Ainda que isso faça parte natural do processo, não deve deixar de ter em mente algumas dicas e truques para potenciar a chegada e permanência de quem o descobre.
Alimente uma equipa bem informada
Boa educação e saber lidar com situações difíceis são skills que a sua equipa de atendimento ao público tem de ter, contudo, esta deve também ser capaz de retirar todo o tipo de dúvidas. Claro que existem determinados problemas que podem apenas ser resolvidos por um membro específico mas, de um modo geral, todos devem conhecer o básico, evitando passar o cliente de colega em colega, um processo penoso e que pouco impressiona quem o visita.
Esteja atento às questões mais frequentes
Em primeiro lugar, deve criar uma secção de perguntas frequentes, as conhecidas F.A.Q., num local de fácil acesso, tanto na loja física (através da impressão e colocação junto do balcão ou na entrada), quanto no website (num menu dedicado). Em segundo lugar, mantenha-se atento para descobrir quais as novas questões que vão surgindo junto do cliente, mantendo-se up-to-date.
Leia e responda às dúvidas nas redes sociais
As redes sociais como o Facebook e o Instagram são muitas vezes usadas pelas pessoas para esclarecer dúvidas quanto a preços, portes de envio, a chegada de novo material, entre outros. Estes espaços são fáceis de encontrar e de navegar, pelo que deve manter um olho nestas plataformas. Idealmente, procure ter as notificações ligadas para que responda o mais depressa possível. Por exemplo, o Facebook chega mesmo a subir ou a diminuir a sua visibilidade, dependendo do tempo que demora a responder às mensagens privadas da sua página de negócio.
Mostre o porquê de o escolherem a si
A derradeira pergunta na hora de vender o seu produto é: porque escolhê-lo a si e não à concorrência? A qualidade superior dos produtos e as preocupações ecológicas são algumas das razões que levam as pessoas até si mas deve também considerar programas de fidelização com boas recompensas como descontos, habilitação a passatempos e até brindes especiais.
A dificuldade em recolher informação como a morada do seu estabelecimento, preços de portes de envio, ou a existência de determinado produto em stock podem levar a pessoa a desistir da sua marca mesmo antes de adquirir algo. Manter o possível cliente informado é o primeiro passo para o conquistar.
Keywords: Cliente, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo