Twitch: Os essenciais para se iniciar nesta plataforma de streaming


O Twitch é uma das maiores plataformas de streaming e ainda que muitas pessoas a vejam como um espaço apenas para jogadores, a verdade é que este pode ser usado por todo o tipo de profissional. Este lugar é perfeito para webinars, apresentação de produtos, ou momentos de interação com os seus seguidores. Tendo isto em conta, deixamos alguns essenciais que deve ter em mente.


LEIA TAMBÉM: Webinar: Como criar um evento de sucesso


Comece pelo princípio

O primeiro passo é, claro, criar a sua conta. Leia cuidadosamente as regras de utilização pois a plataforma tem algumas bastante rígidas de forma a proteger os seus usuários. Crie um banner bem cativante e não se esqueça de ativar a autenticação em dois passos para segurança extra.


Procure o melhor programa

Agora que tem a sua conta, está na hora de procurar o melhor programa de transmissão. Os mais usados são o Twitch Studio (lançado pela própria plataforma) e o OBS Studio (que permite maior customização). Adicionalmente tem o Streamlabs OBS, o XSplit e o vMix.


Escolha o tipo de equipamento principal

Quando se fala em jogos, é importante escolher entre as diferentes consolas ou um computador. No seu caso, vamos deduzir que usará o Twitch para webinars e outros eventos para os quais o computador é fundamental. Invista num aparelho que consiga aguentar a transmissão sem falhas. Não tem de ser algo super caro mas não deve optar pelo mais barato. Idealmente o processador deve ser pelo menos um i5 da Intel com uma RAM de 8GB.


Cuidados com o microfone a câmara

Mais uma vez, ainda que para começar um canal de gaming estes elementos não são fulcrais, o mesmo não se aplica para o tipo de conteúdo que pretende publicar. Aqui as opções são muitas mas evite adquirir o mais barato pois má qualidade irá afastar quem o segue. Reflita sobre as melhores opções do mercado e não tenha receio em investir em bom material.


A importância da luz

A luz natural é sempre preferível mas quando isto não for possível deve ter à mão luz branca capaz de o iluminar corretamente. As chamadas soft lights são perfeitas para eliminar sombras e o seu candeeiro de tecto pode ser usado nos primeiros tempos, até conseguir investir em luzes mais profissionais.


Não se deixe levar pela ideia de que o Twitch é apenas para os mais novos. A verdade é que a plataforma está a expandir-se até aos meios profissionais e, além de comunicar diretamente com o cliente, pode também conseguir receita extra através das doações e das subscrições.


Keywords: Twitch, Webinar, Streaming, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais