Vantagens de saber o estado financeiro da sua empresa


Quando é responsável por uma empresa, é natural contratar um contabilista que trate da parte financeira, em especial se você não tem muitos conhecimentos nesta área, contudo, é fundamental que nunca deixe de aprender o básico para estar a par do mais importante. Porquê? Trazemos aqui algumas razões que deve ter em mente.


LEIA TAMBÉM: Videoconferência: Dicas para conquistar clientes e parceiros durante o pitch


Você deve conhecer bem o seu negócio

Saber tudo sobre a sua empresa, inclui saber sobre a sua situação financeira. Qual a receita dos últimos meses? Qual o lucro ou prejuízo que terá no final do ano? Na hora de responder a questões levantadas por parceiros ou clientes, não deve depender da presença de terceiros pois irá transmitir uma ideia de pouco profissionalismo.


É um elemento importante a considerar na hora de decidir

Na hora de decidir onde investir ou onde reduzir, é fulcral conhecer bem a situação financeira da empresa, de modo a não tomar uma decisão precipitada que o coloque em risco. De igual modo, conhecer este dado, irá ajudá-lo a desenhar planos de negócio com objetivos a curto e a longo prazo que consigam ser realmente alcançados, impedindo que o negócio estagne.


Garante maior controlo sobre o lucro e a despesa

Gerir fundos não é fácil e ninguém o deve fazer sem ser você, garantindo que a receita é direcionada para os melhores canais, e que nada é extraviado ou se perde. Ainda que acredite na honestidade de quem trabalha consigo, é impossível prever o amanhã e o modo como o seu negócio pode ser manipulado sem o seu conhecimento.


LEIA TAMBÉM: Como incentivar os seus filhos a se tornarem empreendedores


Este é um elemento delicado e que não deve ficar apenas a cargo de um terceiro, mesmo que da sua confiança. Aprenda o mais importante e mantenha-se em cima do que acontece com as finanças da empresa.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais