Videoconferência: Dicas para conquistar clientes e parceiros durante o pitch


Os seus gestos e as palavras que usa durante o pitch vão fazer a diferença na hora de conquistar o outro, contudo, com a atual pandemia, as reuniões presenciais foram substituídas e as videoconferências retiram muito do contacto físico necessário para uma boa primeira impressão. Em contrapartida, existem formas de tirar o maior partido desta nova realidade.


Leia também: Videoconferência: 9 Truques para uma videochamada memorável


Opte por incluir vídeo

No seguimento do ponto acima, a primeira coisa que deve pedir é para que o contacto seja feito com vídeo. Pode parecer óbvio, afinal chama-se “videoconferência”, mas muitas vezes a reunião acaba por ser feita apenas com som e é importante que os participantes saibam que você pretende usar esta ferramenta.


Decida qual a melhor plataforma

Hoje em dia existem inúmeras plataformas profissionais, incluindo o Microsoft Teams, e é fundamental que indique corretamente qual será a escolhida. Lembre-se que alguns programas exigem pré-instalação e para outros basta enviar o link da conferência, uma opção mais simpática. Não tenha receio de enviar um e-mail com toda a informação e o passo-a-passo.


Garanta que tem o melhor plano de internet

Ter um bom equipamento não é suficiente na hora de causar boa impressão. Uma má ligação à internet pode deixar a sua imagem desfocada, travar o áudio ou impossibilitá-lo de fazer a videoconferência. Analise bem os planos disponíveis na sua área e pense em investir no pacote com mais velocidade.


Teste a chamada com um amigo

Tem o computador e a internet, tem a câmara e o microfone. Mas será que tudo funciona bem? Por vezes, problemas de software ou hardware impossibilitam-no de executar a reunião e a última coisa que deseja é ter estes desafios no meio do pitch, por isso, convide um amigo a juntar-se a si numa chamada teste.


Qual será o plano B?

Chega o dia. Você tem as suas notas, a apresentação, a internet está rápida e os programas funcionam do seu lado. A luz falta, entorna o café no teclado, o outro não consegue falar, alguém não se consegue juntar, e agora? Pode parecer que tudo está perdido mas mostrar um plano B de imediato irá transmitir profissionalismo ao outro, revelando a sua capacidade de prever imprevistos e de os resolver rapidamente. Faça a reunião por telemóvel, tenha os documentos PDF numa drive acessível, e tenha os ficheiros da drive no seu computador, aprenda a usar o telemóvel como câmara, tenha um microfone de sobra.


Leia também: Videoconferência: Como se destacar na hora de falar


Keywords: Videoconferência, Videochamada, Microsoft Teams, Office 365, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais