Videoconferência: Como conseguir silêncio com crianças em casa


Independentemente de ser um novo trabalhador remoto ou um profissional que já usa este modelo há alguns anos, a verdade é que manter um ambiente ideal na hora de realizar uma videoconferência ou videochamada nem sempre é simples quando tem à sua volta crianças. Irrequietas por natureza e muito curiosas, elas são involuntárias causadoras de barulho e distração na hora de trabalhar. Por isso, trazemos dicas de como minimizar estes acontecimentos, permitindo-lhe ter o sossego desejado e, a elas, a diversão que procuram.


LEIA TAMBÉM: Videoconferência: Como se destacar na hora de falar


Comece pelo básico, explique

Fazer silêncio enquanto o outro está numa chamada é senso comum para a maioria das pessoas adultas, contudo, não deve esperar que uma criança de cinco anos tenha essa sensibilidade. É importante explicar que quando se encontra a trabalhar, o educado é não incomodar, especialmente na hora das chamadas.


Recompense o seu esforço

Ficar quieto durante meia hora pode ser fácil para si mas não o será para os mais pequenos. Recompensar a criança irá valorizar o seu esforço e reforçar positivamente o comportamento. O prémio pode ser um chocolate, mais tempo na internet, uma saída ao parque ou outro elemento.


Dê-lhes uma missão

De igual modo, esperar que a criança encontre diversão sozinha nem sempre é uma boa opção. Coloque um filme, conceda-lhe tempo no computador, dê-lhe papel e lápis para desenhar, ou encontre outra atividade que seja capaz de durar o tempo da videoconferência.


Vista-se a rigor

Se estiver de pijama no computador, em lazer ou em trabalho é o mesmo para os pequenos, incapazes de compreender certos detalhes. Vista-se como se fosse trabalhar e ajude as crianças a perceberem que agora é trabalho e, quando vestir algo casual, podem interromper à vontade.


Garanta que brinca com os pequenos

O facto de estar em casa é muitas vezes positivo para as crianças que sentem a sua falta. Não brincar com elas o suficiente ou não passar tempo em família, fará com que sintam uma maior necessidade de comunicar quando estão juntos, inclusive, enquanto trabalha. Crie um espaço de tempo para ouvir as suas histórias ou brincar com elas e verá que estarão mais calmas durante os momentos importantes.


LEIA TAMBÉM: Videoconferência: Erros a evitar quando trabalha remotamente


O processo de mudança para o trabalho remoto pode ser um desafio para si mas também o será para a restante família, e até animais de companhia. Compreenda que as crianças não incomodam por mal e que deve investir tempo na sua adaptação.


Keywords: Videoconferência, Videochamada, Trabalho Remoto, Teletrabalho, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais