Webinar: Como cativar as pessoas a participarem no seu evento


Se possui expertise numa determina área profissional, é natural que já tenha pensado em organizar o seu próprio webinar. Um evento online, popular em tempos de pandemia, onde possa convidar colegas a discutirem assuntos pertinentes. Este artigo pretende oferecer-lhe algumas dicas para alcançar um bom número de participantes.


LEIA TAMBÉM: Office 365: A plataforma ideal para as equipas remotas


Crie uma página de registo e promova-o

O primeiro passo é encontrar uma plataforma onde possa transmitir o seu website, como o Microsoft Teams. Depois deve criar uma página de registo, até mesmo um website próprio, que irá promover pelas redes sociais e mailing lists. Enviar os interessados todos para a mesma página, de registo, facilita a participação e melhora o SEO do evento, garantindo maior cobertura.


Escolha um tópico interessante

Seja direto quanto ao tópico do webinar. Por exemplo, “o guia completo das redes sociais” pode parecer cativante, mas não é tão informativo quanto “como gerir as suas redes sociais”. Quando organizar os primeiros eventos, procure algo que diga de imediato qual o tema e o que podem os participantes ganhar.


Perceba qual o seu público-alvo

O público para quem desenhou o webinar são donos de negócios caseiros ou PMEs? Talvez empresas maiores que procurem a exploração mais a fundo de determinado tema? Embora possa permitir a participação de todos os interessados, na hora de criar o website e o conteúdo a ser promovido, deve saber ao certo a quem se dirige pois o tipo de linguagem não será o mesmo para todos.


Não se esqueça dos reminders

Por muito que queiram participar no seu webinar, é natural que muitos profissionais se esqueçam da data e da hora deste, devido às suas agendas preenchidas. Deixe um primeiro reminder sete dias antes, e um com 24 horas de antecedência. Lembre-se também que a percentagem de presentes versus registos, costuma ser de 30%.


Lance um questionário pós-evento

Como foi o processo de registo e/ou pagamento, quais as expectativas, qual a opinião sobre o webinar, o que gostou mais e menos, e qual a probabilidade de participar em outro evento do género. Tudo isto são questões que pode levantar num breve questionário no dia após à iniciativa. Isto irá mostrar-lhe o que correu bem e o que pode ser melhorado no futuro.


Os webinars são uma excelente forma de ensinar o outro e de partilhar a sua experiência, bem como o seu expertise, demarcando-se como um profissional de topo. Com o tempo, e o sucesso, pode mesmo dedicar a sua carreira e este tipo de conteúdo, até ao lado de cursos.


Keywords: Webinar, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais