Empreendedorismo
Análise da Concorrência
Surgindo como uma ferramenta que permite identificar os concorrentes diretos de uma empresa e avaliar as suas estratégias para determinar os seus pontos fortes e fracos, a análise da concorrência é uma parte essencial do plano de marketing da empresa. Com esta avaliação é possível determinar o que torna o seu produto ou serviço único - e, portanto, que atributos deve exaltar para atrair o seu mercado-alvo.
Proceda à avaliação dos seus concorrentes colocando-os em grupos estratégicos de acordo com o seu grau de competição direta por uma parte do dinheiro do cliente. Para cada concorrente ou grupo estratégico, liste os seus produtos e/ou serviços, a sua rentabilidade, padrões de crescimento, objetivos de marketing, estratégias atuais e passadas, a estrutura organizacional e de custo, pontos fortes e fracos, e tamanho (em vendas) dos negócios do concorrente.
Simplificando ainda mais, deverá responder a perguntas como:
- Quem são os meus concorrentes?
- Quais os produtos e/ou serviços que vendem?
- Qual é a quota de mercado de cada concorrente?
- Quais são as suas estratégias passadas?
- Quais são as suas estratégias atuais?
- Que tipos de meios são usados para comercializar e promover os seus produtos ou serviços?
- Quais são os pontos fortes e fracos de cada concorrente?
- Quais são as ameaças potenciais que seus concorrentes apresentam?
- Qual o potencial de oportunidades que eles lhe apresentam?
É ainda importante ressalvar que não deve apenas limitar o estudo aos concorrentes diretos (que vendem os mesmos produtos ou serviços) e incluir também os que disponibilizam produtos substituos (ex. manteiga e a margarina).
ARTIGOS RELACIONADOS
Concorrência
Monopólio