Empreendedorismo

Análise da Concorrência


Surgindo como uma ferramenta que permite identificar os concorrentes diretos de uma empresa e avaliar as suas estratégias para determinar os seus pontos fortes e fracos, a análise da concorrência é uma parte essencial do plano de marketing da empresa. Com esta avaliação é possível determinar o que torna o seu produto ou serviço único - e, portanto, que atributos deve exaltar para  atrair o seu mercado-alvo.

 

Proceda à avaliação dos seus concorrentes colocando-os em grupos estratégicos de acordo com o seu grau de competição direta por uma parte do dinheiro do cliente. Para cada concorrente ou grupo estratégico, liste os seus produtos e/ou serviços, a sua rentabilidade, padrões de crescimento, objetivos de marketing, estratégias atuais e passadas, a estrutura organizacional e de custo, pontos fortes e fracos, e tamanho (em vendas) dos negócios do concorrente.

 

Simplificando ainda mais, deverá responder a perguntas como:
- Quem são os meus concorrentes?
- Quais os produtos e/ou serviços que vendem?
- Qual é a quota de mercado de cada concorrente?
- Quais são as suas estratégias passadas?
- Quais são as suas estratégias atuais?
- Que tipos de meios são usados para comercializar e promover os seus produtos ou serviços?
- Quais são os pontos fortes e fracos de cada concorrente?
- Quais são as ameaças potenciais que seus concorrentes apresentam?
- Qual o potencial de oportunidades que eles lhe apresentam?

 

É ainda importante ressalvar que não deve apenas limitar o estudo aos concorrentes diretos (que vendem os mesmos produtos  ou serviços) e incluir também os que disponibilizam produtos substituos (ex. manteiga e a margarina).

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Concorrência

Monopólio

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais