Empreendedorismo
Análise PEST
A análise PEST é uma ferramenta útil para entender a dinâmica da envolvente macroeconómica de uma empresa ou organização.
Quando bem executada, a análise PEST assegura que a atividade da empresa se coaduna com as alterações que estão a afetar o ambiente externo, permitindo ainda evitar ações condenadas a falhar por razões que escapam ao nosso controlo. Adicionalmente, é uma ferramenta essencial para quem deseja implementar um negócio ou empresa numa zona ou região que conhece pouco.
A sigla “PEST” refere-se aos quatro grupos de fatores a serem analisados – fatores Políticos, Económicos, Sociais e Tecnológicos.
Fatores PolíticosIncluem regulamentações governamentais e questões legais, definindo regras formais e informais sob as quais a empresa deve operar. Alguns exemplos incluem:
- política fiscal;
- leis do emprego;
- regulações ambientais;
- estabilidade política;
Fatores EconómicosAfetam o poder de compra de potenciais clientes e o custo de capital da própria empresa. Alguns exemplos incluem:
- crescimento económico;
- taxa de câmbio;
- taxa de inflação;
- taxas de juro;
Fatores SociaisIncluem os aspetos demográficos e culturais do ambiente externo. Alguns exemplos incluem:
- distribuição etária;
- estilos de vida;
- hábitos de consumo;
- taxa de crescimento da população;
- preocupação com a saúde;
Fatores TecnológicosPodem diminuir os obstáculos à entrada, reduzir e influenciar decisões de outsourcing. Alguns exemplos incluem:
- atividades de I&D (investigação e desenvolvimento);
- automação;
- incentivos tecnológicos;
- proteção de patentes.
Quando combinados com fatores externos microambientais, os fatores PEST podem ser classificados como oportunidades e ameaças na análise SWOT.
ARTIGOS RELACIONADOS
Ciclo PDCA