Empreendedorismo

Consórcio

 

Um consórcio é um grupo formado por dois (ou mais) indivíduos, empresas ou governos que trabalham em conjunto para alcançar um objetivo comum.

 

No âmbito do consórcio, cada entidade é responsável apenas para o grupo em relação às obrigações que são estabelecidos no contrato do consórcio. Isto quer dizer que cada entidade que está sob o consórcio continua independente nas operações de negócios que não dizem respeito a este contrato e não tem qualquer influência sobre as operações de outro membro que também não estejam relacionadas com este acordo, continuando a atuar todas como pessoas jurídicas distintas e autónomas.

 

Os consórcios são mais comummente utilizados por instituições sem fins lucrativos, especificamente instituições de ensino. Estas costumam reunir recursos, tais como bibliotecas e professores e compartilhá-los entre os membros do grupo.

 

Os consórcios de empresas com lucro também existem mas são menos prevalecentes. A Airbus Industries, formada desde 1970, é o exemplo de uma instituição comercial formada a partir de um consórcio de empresas de materiais aeronáuticos. A retenção de bens de produção e engenharia por empresas parceiras fez da Airbus Industries uma empresa de vendas e marketing. As empresas colaboraram no desenvolvimento da gama Airbus, mas guardaram segredo dos detalhes financeiros das suas atividades de produção e procuram maximizar os preços de transferência das suas partes.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Associações Empresariais que deve conhecer

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais