Cibercrime é a nova grande preocupação das empresas, diz estudo
Quando se trata das ameaças a um negócio já se sabia que o cibercrime estava num dos aspectos mais alarmantes mas um estudo do Travelers concluiu que este medo é na realidade a preocupação número um dos profissionais.
As quebras de segurança que permitem aos hackers acederem a toda a informação da empresa, assim como os acessos não autorizados estão entre os aspectos mais preocupantes das empresas contactadas, seguidos do medo de serem vítimas de extorsão via ransomware e do Social Engineering Scams - chegados aos ouvidos do público através dos e-mails fraudulentos que aparentavam ter sido enviados por empresas como a Netflix ou a Amazon, pedindo informações pessoais dos clientes para a suposta continuação do seu serviço pago.
O estudo confirmou igualmente o que outros estudos já haviam relatado. As maiores vítimas são as pequenas empresas, normalmente devido ao facto de acreditarem serem “irrelevantes”, fugindo de qualquer tipo de segurança básica - backups de informação que previnam alguns ataques de ransomware, uma firewall acompanhada de um bom antivírus, e treino básico sobre como proteger os seus dados pessoais com boas passwords, sistemas de dupla autenticação, entre outros elementos. A seguir estão as médias empresas e, devido a uma grande preocupação com os seus dados e os dos seus clientes, as grandes empresas aparecem como as menos afetadas.
A evolução da tecnologia fará apenas com que este tipo de ameaça se prolifere ainda mais e o ataque certo é o suficiente para o levar a perder todo o seu negócio. As suas redes sociais e o seu site podem ser completamente roubados ou a informação dos seus clientes pode ser adquirida em massa, trazendo-lhe a si problemas gravíssimos que podiam ter sido evitados.
Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo