O combate às fake news continua bastante aceso, em especial no que toca a grandes redes sociais como o Facebook e o Twitter. Seguindo esse objetivo, o Youtube anunciou o bloqueio da monetização de canais que partilhem conteúdo que negue as alterações climáticas, um dos problemas mais graves vividos pela população mundial. Esta é uma ação que vem depois da plataforma ter eliminado 9000 contas que partilharam informações falsas durante as eleições dos EUA.
A mudança, colocada em movimento pelas marcas que começaram a apresentar as suas queixas à plataforma, irá abranger tópicos como o afirmar que as alterações climáticas são uma farsa ou um esquema para fazer dinheiro, bem como insinuar que as ações do Homem em nada afetam este fenómeno.
A nova regra entra em vigor em novembro e ao lado do Youtube estarão especialistas, incluindo profissionais que trabalham com as Nações Unidas, de modo a garantir que é apanhado o maior número possível de canais. Em comunicado, a equipa responsável pelo Google Ads confirmou: “Como acontece no que diz respeito a outras políticas, iremos usar uma combinação de ferramentas automatizadas e análise humana para reforçar esta polícia”.
HÁ MAIS EM NÓS: