Bitcoin para pequenas empresas. Funciona?


Os gigantes já utilizam – desde a Microsoft à Dell, o Bitcoin está por todo o lado. Mas o que é exatamente esta moeda digital misteriosa de que se fala? Está na altura de a sua pequena a empresa a abraçar também?

 

Como virtualmente tudo o que existe no ambiente empreendedor, o Bitcoin tem vantagens e desvantagens.

 

Inventado em 2009, o Bitcoin é uma moeda digital que não se associa a qualquer banco ou entidade financeira, apoiando-se numa tecnologia chamada blockchain para se manter segura da fraude.

 

Há prós e contras a considerar, mas aqui vamos focar-nos nos prós.

 

1. Não há taxas

Se suas taxas de transação de 2 a 3 por cento são um arrombo no seu fluxo de caixa, então o bitcoin veio em seu auxílio. As transações Bitcoin geralmente custam entre 1% e zero. No entanto, terá ocasionalmente a opção de pagar uma taxa de transação bastante baixa que pode acelerar o processamento da transação.

 

2. Sem esperas

Talvez as taxas não o incomodem demasiado, mas esperar que o dinheiro caia na conta bancária... já é outra história. Como não há uma instituição centralizada que verifique todas as transações bitcoin não há necessidade de esperar dias e dias até receber o seu pagamento. As transações Bitcoin são processadas rapidamente, geralmente numa fração do tempo das transações tradicionais.

 

3. Sem fronteiras

Se exportar bens e serviços ou comprar bens ou materiais do exterior, o bitcoin é uma ótima solução para lidar com taxas de transação, taxas de câmbio ou moedas estrangeiras. Afinal, como é uma moeda global, não vinculada a um único governo ou empresa, ignora as restrições de fronteira.

 

4. Não há disputas

Embora o bitcoin seja digital, funciona mais como dinheiro do que o próprio crédito. As transações Bitcoin são finais e não podem ser contestadas por um cliente com base na sua opinião (por exemplo, se gostou ou não do seu serviço).

 

5. Oportunidade de investimento

Como outras moedas, o bitcoin flutua em termos de valor. No entanto, é geralmente menos estável do que os pagamentos e moedas a que está habituado. Embora esta flutuação possa ser uma desvantagem para aceitar bitcoins, também pode ter uma grande vantagem – isto se decidir olhar para o bitcoin com um investimento: ao aceitar bitcoins e depois esperar para os trocar está a ter uma oportunidade de aumentar o seu valor. 

 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais