Empreendedor: O que nenhum mentor lhe pode dar


Um bom mentor irá guiá-lo em tudo, aconselhando-o sobre qual a melhor forma de aumentar a sua rede de networking, sobre quais os melhores profissionais a ter do seu lado, sobre as tendências e as estratégias de maior sucesso, porém, não importa o quão bom o seu mentor seja, existem elementos que dependem inteira e exclusivamente de si.


Criatividade

Por muito que o guiem, ser criativo é algo que tem de partir das suas capacidades individuais, no entanto, não se assuste, pois ainda que para alguns ser criativo é algo intrínseco, os profissionais que lutam com mais dificuldades neste aspecto podem alimentar a sua criatividade ao ler, ouvir podcasts, e ao consumir os processos criativos de quem os rodeia.


Paixão e motivação pelo que faz

Qualquer um pode tornar-se empreendedor e com algum trabalho, muitos deles podem tornar-se profissionais de sucesso, contudo, será apenas realmente feliz quem for apaixonado pela área de trabalho. Querer gostar de determinado caminho não o fará gostar realmente dele e a paixão pelo que se faz é um sentimento natural que depende apenas de si.


Adaptar-se ao que o rodeia

Gerir o tempo da melhor forma ou aplicar as melhores estratégias são elementos que um mentor pode e deve ensinar-lhe, porém, conseguir utilizar a medida certa no momento certo, ou saber adaptar o seu conhecimento à situação com que se depara, é algo que terá de aprender sozinho.


Uma personalidade ideal ao networking

De igual modo, pode ser guiado nas melhores práticas quanto à forma correta de se aproximar de outro profissional com o intuito de conseguir o seu contacto ou uma futura reunião. Mas ter uma personalidade extrovertida e carismática que leve o outro a gostar de si desde o primeiro contacto, está em parte nas suas mãos. Estude os seus maneirismos e analise de que forma estes são vistos por quem o rodeia. Ao saber isto, poderá adaptar as estratégias ao seu caso específico.


Não dependa totalmente daquilo que um mentor partilhar consigo pois para se realizar profissionalmente, muito irá depender exclusivamente do seu trabalho árduo e da capacidade de ser independente mesmo quando se inspira nos conselhos de outras pessoa.


OUTROS ARTIGOS:

Reviews: O tempo influência a sua opinião, diz estudo

As necessidades humanas básicas que um empreendedor não deve esquecer


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais