Empreendedorismo: Vantagens de abrir um negócio depois de reformado


Depois da reforma, muitos profissionais veem este como um momento de descansar e aproveitar as conquistas da sua longa carreira, contudo, é igualmente nesta altura que muitos decidem iniciar projetos novos, não sabendo se é a melhor ideia ou não. Na realidade, para além de se sentir ativo e em crescimento, iniciar um negócio depois de reformado tem outras vantagens.


LEIA TAMBÉM: Marketing: Cuidados a ter com cada uma das gerações


Para alguns, parar é impossível

Ainda que algumas pessoas usem a sua reforma para viajar, aprender novas coisas, mergulhar em hobbies para os quais não tinham tempo, ou decidam dedicar-se completamente à família, outras pessoas não conseguem ficar paradas por muito tempo, desejando continuar a trabalhar na sua área e a crescer profissionalmente. Se não consegue parte ativa na sua antiga empresa, pode ser uma boa ideia planear e abrir o seu próprio negócio, por mais pequeno que seja, mantendo-o ocupado e ativo mentalmente.


A sua experiência é inegável

Enquanto um jovem empreendedor terá de usar a sua pequena experiência para iniciar um negócio, você está mais bem preparado para essa aventura, pois conhece os obstáculos que irá enfrentar, assim como as soluções para eles. Para os novos desafios contam igualmente momentos do passado em que se pode inspirar. Essencialmente você é mentor de si mesmo neste novo projeto. Por outro lado, certamente conhece bem a área de foco pois trabalhou nela durante anos, conhecendo as suas manhas e as melhores formas de alcançar o seu objetivo dentro dela, possivelmente com ajuda de parceiros de longa data com os quais mantém contactos. Isto para não falar que encontrar investimento pode ser mais fácil pois a probabilidade do seu projeto falhar é menor.


Uma boa reforma serve de rede de segurança

Se terminou a sua carreira com uma boa reforma, esta serve de rede de segurança caso o negócio não dê certo, evitando ter de permanecer num trabalho que odeia ou de ter de encontrar um side-hustle. O facto de à partida não ter ninguém a seu cargo, pois os filhos seguiram com as suas vidas, leva-o a ter igualmente outro equilíbrio financeiro.


LEIA TAMBÉM: Black Friday | Prepare-se para o próximo grande evento


Não desista de abrir o seu negócio apenas porque acredita ser tarde demais. A sua liberdade de tempo, grande experiência e finanças equilibradas irão servir de vantagem e, quem sabe, pode pavimentar o caminho para um neto ou outro familiar que queira juntar-se a esta aventura.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais