Evite que o seu ego o faça tomar más decisões


O ego pode ser uma característica positiva, concedendo-lhe a confiança necessária para correr os riscos que levaram ao crescimento da sua empresa, no entanto, este pode igualmente transformar-se num problema que o impossibilite de executar as suas tarefas eficazmente, transformando-o num profissional que julga não cometer erros.


Falar muito e fazer pouco

O seu ego pode dar-lhe a confiança de que determinado problema é simples de resolver, porém, falar é fácil. Não caia no erro de mencionar as várias formas de como irá resolver determinada situação, esquecendo-se de realmente colocar essas ações em prática. Quer um exemplo prático? Basta olhar para as resoluções de ano novo que muitos fazem e poucos cumprem.


Objetivo vs. Vaidade

Evite tomar decisões baseadas no sentimento de concretização e na vontade de partilhar com os outros mais uma meta alcançada se essa meta em nada ajuda a sua empresa. As decisões importantes devem ter em mente o crescimento do negócios e não o seu ego ou o número de elogios que irá receber.


Recusar o estudo

Ao longo da vida é importante continuarmos a estudar e a aprender novos conceitos e ideias, especialmente aqueles que nos podem ajudar a transformarmo-nos em melhores profissionais. Pensar que sabe tudo e que nada tem a aprender é sinal de um ego que mais tarde ou mais cedo o irá prejudicar.


Parar depois do primeiro sucesso

Quando a sua empresa alcançar o sucesso, quem sabe com um produto revolucionário que será apresentado em televisões e revistas importantes, é fulcral que não se apegue à ideia de que já conseguiu o seu objetivo máximo e que o futuro será agora fácil. Com o sucesso vem igualmente uma maior carga de responsabilidade e o seu trabalho irá certamente aumentar.


Confiança é uma qualidade que todos os empreendedores devem possuir, porém tenha cuidado para não se deixar levar por uma auto-estima demasiado elevada e que o cegue dos verdadeiros objetivos. Reflita sobre as suas ações e não deixe que a arrogância e o ego o impeçam de alcançar os seus sonhos.


OUTROS ARTIGOS:

Não se arrisque a perder aquele colaborador importante

Bill Gates, Melinda Gates e Lin-Manuel Miranda oferecem conselhos aos jovens empreendedores


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais