Evite trabalhar gratuitamente mas sem perder o cliente


Freelancer é uma profissão bastante apelativa nos dias de hoje, especialmente para quem não consegue encontrar um emprego estável ou para quem gosta de ter liberdade de aceitar as propostas que lhe dão mais prazer, oferecendo ainda um horário flexível e a oportunidade de ser o seu próprio patrão. Contudo, em muitos casos aparecem propostas interessantes mas que lhe pedem trabalho gratuito, afirmando que essa será uma ótima experiência para o seu currículo, por exemplo. Ainda que em alguns casos, por exemplo se estiver a iniciar a sua atividade como freelancer, possa ser aceitável fazer um ou outro projeto sem remuneração, é fundamental não se deixar levar pelo conto do vigário pois a sua estabilidade financeira depende disso. Confira aqui alguns truques para não perder clientes mas sem ter de se sujeitar a trabalho sem contrapartidas.


Opte por um desconto

Por maior que seja o desconto, ser pago metade ou até um quarto é sempre melhor do que não conseguir qualquer retorno financeiro - transmita o pedido como uma espécie de desconto tipo trial. Pode igualmente ir pelo caminho da qualidade, afirmando que um trabalho pago produz sempre melhores produtos.


Troque publicidade

Existe uma moeda praticamente gratuita que muitos profissionais usam entre eles, a publicidade. Se o seu cliente não pode pagar o pedido, ofereça a possibilidade de trocar o trabalho por publicidade nas redes sociais, ou por uma review na sua página. Deste modo o trabalho pode não ser recompensado monetariamente mas irá servir para partilhar o seu talento com outros futuros clientes.


Outras formas de pagamento

Caso o cliente esteja a trabalhar num novo produto ou serviço pode pedir-lhe que pague o seu trabalho com o envio grátis desse mesmo produto ou serviço. Em contrapartida pode ainda negociar futuros contratos, pagos, ou outro tipo de remuneração que seja ideal a ambos. Não tenha medo e converse honestamente com ele até chegarem a um acordo que seja benéfico a ambos.


Estas são boas opções para adaptar àqueles projetos que tanto quer fazer, para aquele cliente que deseja conquistar ou até para solucionar determinado pedido de um amigo ou familiar. Lembre-se que deve sempre lutar por alguma contrapartida em troca do seu trabalho, seja qual for a proposta ou a sua área de trabalho.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Erros que deve evitar enquanto Freelancer

Como construir uma carreira enquanto Nómada Digital

Enquanto Freelancer descubra como distinguir maus clientes


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais