A Gamificação como Estratégia de Marketing


É uma das grandes tendências do Marketing de 2017 e que certamente virá a transitar também para 2018, mas a Gamificação ainda deixa muitos empreendedores a coçar a cabeça e a duelar-se com dúvidas.

 

De forma muito simples, a Gamificação envolve a aplicação de elementos de design e princípios de jogos em contextos que não estão diretamente ligados com jogos. Desta forma, pode encontrar aplicações de gamificação em ações de marketing com o objetivo de gerar maior “engagement” com o público-alvo, em produtividade organizacional, crowdsourcing, no ensino, recrutamento, avaliações, etc. Algumas ferramentas que podem ser utilizadas neste campo são os sistemas de recompensas, os concursos, as votações ou os quizes.

 

De facto, a utilização da Gamificação – se bem feita – pode ter efeitos muito benéficos para a sua empresa – tanto do ponto de vista do cliente como da equipa de colaboradores. Isto porque o ser humano lida inaptamente bem com desafios, sendo curioso perante estes. Quase todas as pessoas apreciam jogos e, como animais sociais que somos, gostamos especialmente de comparar pontuações e objetivos com a comunidade e ser reconhecidos como os melhores.

 

Desta forma, a gamificação envolve desejos de competição, realização, status e interação com um sistema de recompensas por cada tarefa cumprida, servindo ainda para despertar motivação e produtividade: afinal, é melhor ter um colaborador que quer fechar uma venda ou um cliente que quer comprar um determinado produto do que um colaborador ou um cliente que tem de fazer algo meramente por obrigação.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Como incorporar a Gamificação no seu Negócio

 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais