Será o Marketplace do Facebook o próximo gigante do Ecommerce?


No ano passado o titã Facebook lançou o seu próprio Marketplace, um hub centralizado onde os seus milhões de utilizadores podem comprar e vender online em comunidades locais.

 

É certo: os utilizadores já o faziam antes, mas o Marketplace é uma formalização destas atividades e representam um sinal da importância destas movimentações para o Facebook.

 

Mais de 500 milhões de pessoas usam os Grupos do Facebook como um bazaar comunitário, e em 2015 o Facebook chegou mesmo a desenvolver ferramentas especiais para exibir preços e marcar itens como disponíveis ou vendidos – e de um momento para o outro a maior rede social do mundo está a um passo de se tornar também o maior centro de “Classificados” do mundo.

 

De facto, se o Facebook se transformar numa plataforma completa onde os utilizadores podem vir para comprar e vender, é um estrondoso desenvolvimento para os anunciantes na rede. E os primeiros passos já foram dados: depois de o Messenger ganhar tração suficiente para se lançar numa plataforma própria, o seu lugar na app do Facebook foi ocupado pelo ícone do Marketplace que lhe facilita o acesso às vendas perto da sua localização e disponibiliza uma série de parametrizações, filtros e categorias para aplicar.

 

Adicionalmente, o próprio Facebook admitiu que os utilizadores serão confrontados com produtos específicos, dependendo da forma como se comportam, compram e vendem em grupos, feeds e através das pesquisas que fazem.

 

Mas como é que o Facebook pode vir a destronar gigantes como o eBay? Bom, na verdade, pode ser muito fácil e orgânico já que esta rede é atualmente o site da internet onde os utilizadores mais gastam tempo diariamente, predominantemente através de apps. As vantagens não terminam por aqui: a sua regra anti-anonimato é um dos pratos fortes em relação a outros concorrentes internacionais como o eBay ou Craigslist.

 

É caso para dizer... o céu (não) é o limite.

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais