Negócios de Família: Como manter uma relação saudável
Se abriu um negócio, é comum contratar familiares para trabalharem consigo pelo facto de já possuir alguma intimidade com eles, facilitando a comunicação e permitindo-lhe conhecer as verdadeiras capacidades de cada um. No entanto, existem regras que deve cumprir se deseja uma relação de trabalho saudável, sem prejudicar a relação pessoal e a empresa.
Amigos, amigos, negócios à parte
Especialmente quando se depara com problemas, é fundamental que você e a sua família consiga distinguir o que é trabalho e o que faz parte da vossa relação pessoal. Se algo não vai bem, se alguém cometeu um erro, deve ser possível discutir sem ferir a família.
Não leve trabalho para casa
Tal como deve evitar trabalhar em casa, deve evitar falar de trabalho com a sua família quando se encontra de folga. Ainda que possa ser saudável discutir problemas de trabalho com a família em casos normais, quando você está na realidade a falar com colegas ou chefias, isto pode trazer mau ambiente, não deixando igualmente que você respire e aproveite para alimentar a sua relação pessoal com o outro.
Trate-a como uma equipa normal
Não ofereça regalias à sua família, mantenha-as num contrato legal, e trate-a de forma igual a todos os outros. Tratar melhor a sua família, ou pior, levará a um mau ambiente especialmente quando a sua equipa é composta por outros profissionais, e mantê-la sem um contrato é ilegal, podendo trazer consequências negativas com as finanças e outras entidades.
Os benefícios de trabalhar com membros da família são muitos, semelhantes aos de trabalhar com amigos de longa data, contudo, é fundamental saber distinguir as coisas e não ultrapassar certos limites que o podem prejudicar gravemente.
Keywords: Negócio de Família, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo