Perigos relativamente escondidos nas redes sociais que o podem tornar numa vítima de hacking


Muito provavelmente você terá contas nas redes sociais mais populares, contas pessoais para comunicar confortavelmente com amigos e família, um local onde ficar a par das novidades e onde partilhar um pouco da sua vida. No entanto, não existem “contas pessoais” e um hacker pode facilmente ter acesso ao seu perfil, podendo roubar informações como o seu nome, cara ou morada, mesmo que você nunca tenha explicitamente partilhado nenhuma delas. Perceba quais os perigos que realmente corre no dia-a-dia.


Acesso às respostas das perguntas de segurança

As fotografias e os comentários dos seus amigos, ou até os seus próprios comentários, possuem muitas vezes informações aparentemente inocentes mas de grande valor para quem o deseja roubar. Por exemplo, sabe as perguntas de segurança como o nome do primeiro animal de estimação ou o nome de solteira da sua mãe? As informações são facilmente retiradas das suas redes sociais e dos perfis de todos os que estão ligados a si.


Um “eu” falso

Com as fotografias e o modo de falar, você pode ser vítima de outro crime - roubo de identidade. Imagine que alguém usa a sua informação para criar um perfil falso que será utilizado para ameaçar colegas de trabalho e até clientes. Imagine que esse perfil falso partilha comentários discriminatórios ou outra informação que, para quem não percebe a farsa, é algo partilhado por si. E cuidado pois mesmo que consiga comprovar posteriormente que aquele não é você, as pessoas prejudicadas ficarão sempre com uma certa má impressão sua.


Acesso à sua família

Filhos, pais, parceiros e amigos próximos - todos ficam em perigo. Com a crescente necessidade de partilharmos onde estamos, cresce a facilidade com que se pode chantagear alguém ameaçando aqueles que lhe são próximos. Especialmente se tem crianças na família, é ideal que a sua cara seja sempre coberta para evitar tentativas de rapto ou outros perigos que podem ocorrer para o prejudicar.


Se sente a necessidade de estar presente nas redes sociais mantenha o seu perfil como “só para amigos” e partilhe o mínimo de informação sua e da sua família. Tal como acontece quando escolhe uma password ou um antivírus, é preciso refletir muito bem sobre o seu comportamento e as suas escolhas pela internet.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Melhore a sua segurança sem recorrer às perigosas passwords

Dicas para impedir que seja prejudicado por hackers


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais