Phishing: Estudo lança números alarmantes


Sabia que de entre os ataques mais comuns por parte de hackers destaca-se o phishing? Recentemente, a Accenture lançou um relatório alarmante que demonstra um aumento anual de 16% nos ataques bem sucedidos, tendo já causado milhões de euros em danos. O que isto lhe diz? Que deve aprender um pouco mais sobre as práticas e sobre os cuidados a ter.


Explique à equipa em que consiste um ataque de phishing

Num ataque de phishing o atacante envia à vítima um e-mail aparentemente inocente e de um tema que seja do interesse da população geral, garantindo que é aberto e que a vítima clica num link embebido. Daí, ou o seu computador é atacado por Malware ou, no pior dos casos, todos os seus acessos são roubados (incluindo das contas do banco ou do seu perfil Amazon). Com estes dados o atacante pode roubar o seu dinheiro, fazer compras com as suas contas e até obrigá-lo a pagar uma quantia elevada de dinheiro em troca da sua informação.


Cuidado com o spam não marcado

Quando as caixas de e-mail têm uma pasta spam, é fácil esquecer-se de que muitos dos ataques conseguem fugir às proteções dos servidores. Por exemplo, é estimado que 25% dos e-mails de phishing conseguem passar pela segurança apertada do Office 365.


Não abra ou clique em e-mails de endereços desconhecidos

Se recebeu uma mensagem de um endereço desconhecido evite clicar em quaisquer links. Fale com as chefias ou com colegas de modo a perceber se o autor da mensagem é de confiança e se o e-mail é de facto de cariz profissional.


Não confie cegamente nos seus sites favoritos

Provavelmente já recebeu um e-mail a informá-lo de que o método de pagamento da sua mensalidade da Netflix não foi aceite e de que o serviço será cancelado a não ser que você atualize os dados através de um link embebido na mensagem. Apesar de pensar que está a garantir o seu Netflix and Chill assim que chegar a casa, na realidade acabou de dar toda a sua informação a um hacker. Sempre que receber e-mails de cariz sensível vá diretamente ao site e à sua conta para confirmar que existe um problema. Outra opção é colocar o endereço de e-mail no Google e confirmar que se trata de um endereço oficial.


Para além destes elementos, mantenha os seus acessos profissionais num computador bem protegido por um antivírus e evite abrir o seu e-mail pessoal no mesmo dispositivo em que trabalha pois este estará mais propício a receber e-mails de phishing. Proteja os seus dados de hackers.


OUTROS ARTIGOS:

Como se despedir de forma profissional

Dicas para encontrar e contratar os melhores profissionais


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais