Razões que podem levar ao fim da sua startup


Infelizmente é sabido que a maioria das startups chega ao fim após cinco anos de existência e este é um perigo real que deve estar preparado para enfrentar. Nunca pare de estudar o mercado e perceba como se manter relevante numa economia altamente competitiva mas, acima de tudo, descubra quais as principais razões que levam boas empresas a terminarem.


Falta de procura

Várias empresas começam com uma ideia de um produto que não encontram à disposição da população. É verdade que por vezes esta é uma boa jogada, inovadora até, que rapidamente cativa vários clientes que sempre desejaram obter aquele um produto ou serviço. Contudo, o teste deve sempre ser feito ou corre o risco de estar a apostar num produto que na realidade, ninguém deseja. Estude bem o mercado, procure uma amostra significativa de eventuais interessados e perceba de que modo o seu produto será visto pelos futuros clientes.


Má escolha de equipa

Uma startup é normalmente um enorme desafio que requer sacrifícios e, infelizmente, nem sempre é fácil encontrar uma equipa que esteja pronta para dar o tudo pela empresa. Quando as dificuldades começam, o pior que lhe pode acontecer é ver membros a deixarem-no. Estude bem os candidatos e mantenha o espírito da equipa sempre motivado.


Demasiados funcionários

Outro erro comum é a existência de uma equipa demasiado grande que tem de ser remunerada, não deixando recursos para outras partes importantes do projeto. Especialmente numa fase inicial, mantenha a sua equipa com o mínimo de membros necessários para o bom funcionamento do seu negócio.


Liderança fraca

Quando os problemas aparecem, a equipa deve ter uma líder forte e que os motive diariamente apesar das dificuldades. O líder de uma empresa deve ter uma visão clara do que quer e de como o alcançar, para além de não desistir do projeto a meio. Se a chefia desistir da empresa, esta irá rapidamente cair pois a restante equipa não saberá como proceder ou perderá o interesse.


Siga os seus instintos e prepare-se para os desafios que irá encontrar. Com interesse constante e motivação, conseguirá vingar no mercado. Não pare de inovar as suas estratégias de marketing, crie parceria duradouras e espalhe o seu nome e qualidades pelas redes sociais.


OUTROS ARTIGOS:

Estes mitos podem estar a prejudicar a sua startup

A tecnologia vai dominar 2018


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais