Mantenha uma relação amorosa saudável com o seu colega de trabalho


Já diz o ditado “amigos, amigos, negócios à parte”, no entanto, nem sempre é fácil ignorar os sentimentos que tem por um colega de trabalho, especialmente se estes forem recíprocos. Ainda que a maioria de nós tente evitar situações semelhantes, nem que seja pelo tabu de que tudo irá inevitavelmente correr mal, vale a pena mencionar algumas dicas de como fazer a sua relação funcionar sem prejudicar o seu desempenho.

Guarde um tempo para si
É impossível não falar de negócios com o seu parceiro, mesmo em casa ou durante um jantar romântico. Certamente que irá encontrar ideias criativas em conjunto, no entanto, é importante guardar tempo para os passatempos e interesses que não envolvem trabalho. À semelhança de trabalhar em casa, é fácil cair no erro de mergulhar no trabalho mesmo quando se encontra fora dele. Guarde um dia da semana, por exemplo, ao fim-de-semana, e deixe o trabalho de lado, focando-se em atividades que ambos gostem de fazer.

Aproveite a experiência
Possuir interesses em comum é sempre importante e se ambos trabalharem na mesma área por gosto, isto torna-se uma vantagem. Poderão partilhar ideias para novos projetos e ajudar-se com os trabalhos mais difíceis, ao mesmo tempo que, no final de contas, motivos para falar nunca faltarão.

Tenha escritórios separados
Se o emprego de ambos os leva a trabalhar a partir de casa é fundamental que existam duas áreas de trabalho. Mesmo que o cargo seja semelhante e acabe por partilhar projetos com o seu parceiro, manter o seu escritório personalizado e em sossego não deve ser dispensado. Ainda que vivam juntos, devem existir espaços de trabalho e concentração diferentes para que a relação não leve à diminuição da produtividade. O mesmo se aplica se trabalharem a partir de um dos vários escritórios disponíveis para aluguer, como o IDEAhub.

Com o tempo e a experiência de trabalho, quem sabe, poderá ainda conseguir abrir um negócio em conjunto com o seu parceiro. Como em qualquer relação é preciso saber equilibrar a vida profissional com a vida pessoal e aproveitar o melhor que ambos têm para lhe oferecer.

ARTIGOS RELACIONADOS:
Tenha atenção à sua imagem, ela pode ser fulcral
Os hábitos que o ajudarão a trabalhar eficazmente

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais