Os smartphones “roubam” o foco das câmaras digitais


Quer para o seu negócio quer como recordação, a nossa vontade de tirar fotografias tem aumentado com cada ano que passa, contudo, contrariamente ao que tinha vindo a acontecer, a maioria dos consumidores está a deixar de investir numa câmara fotográfica tradicional. A razão? Os atuais smartphones.


Recentemente, a Statista revelou um estudo interessante em que demonstra a queda nas vendas de câmara fotográficas que se iniciou entre 2008 e 2010. Após esse período, as câmaras dos smartphones começaram a ser um grande foco, um dos elementos mais analisados pelos consumidores antes de fazerem uma compra, e não é de estranhar que essa decisão se fizesse sentir pelas grandes marcas como a Canon, a Kodak, a Olympus, e até a Sony ou a Nikon.


Entre 2013 e 2017 estima-se que tenham sido tiradas cerca de 4770 biliões de fotografias, das quais 85% foram tiradas a partir de um smartphone, 10.3% a partir de câmaras digitais, e 4.7% terão sido provenientes de tablets.


Claro, outra das grandes razões que podem estar a levar a esta mudança é não somente o preço elevado das câmaras digitais (uma compra adicional se tivermos em conta que com um smartphone consegue vários aparelhos em um) mas igualmente a cada vez maior popularidade das redes sociais e da fotografia instantânea a ser partilhada nelas. Enquanto que com um smartphone basta tirar a fotografia e enviar, com uma câmara é necessário passá-la para outro aparelho, um passo desnecessário na maioria dos casos.


As câmara começam assim a ser utilizadas somente por profissionais (e alguns já começam a trabalhar com os aparelhos móveis) e para os amantes da fotografia que tentam capturar a melhor qualidade nas suas imagens. 


E você? Prefere tirar fotografias com uma câmara tradicional ou já se rendeu à qualidade dos atuais smartphones?


OUTROS ARTIGOS:

Como garantir que a sua equipa está confortável no escritório

Dicas para quem se encontra à procura de trabalho


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais