Stress: Como exteriorizar corretamente


Desabafar com os que o rodeiam é um ato normal e até essencial à saúde mental, sejam eles colegas que partilham dos mesmos problemas ou amigos com os quais troca momentos menos positivos do dia-a-dia. No entanto, ao fazê-lo pode na realidade estar a prejudicar-se a si e ao outro, sendo fulcral compreender quais as melhores formas de exteriorizar.


LEIA TAMBÉM: Stress: As vantagens e as desvantagens de exteriorizar


Escolha o amigo cuidadosamente

Exteriorizar com a pessoa errada pode levá-lo a ter problemas no trabalho pois enquanto idealmente a equipa deve ser unida, a realidade é que há quem procure razões para se queixar à chefia. Se a sua opinião for sensível, pode levá-lo a ter problemas com colegas e chefias desnecessariamente - criando ainda mais problemas.


Controle o modo como fala

O stress extremo pode moldar a sua personalidade, levando-o a gritar ou a ser rude com o outro. Quando desabafa, fique atento aos seus maneirismos e ao modo como fala. Pode igualmente pedir a amigos que o alertem caso esteja a passar dos limites. Não deixe que o stress prejudique as suas relações.


Adquira um diário

Quando não consegue falar abertamente com alguém de confiança, analise a possibilidade de adquirir um diário onde pode exteriorizar os seus sentimentos sem qualquer tipo de filtro. Se tiver receio que este seja encontrado, pode queimar as páginas depois de escritas - ele não será um diário para recordar momentos mas sim uma ferramenta que pode usar para relaxar e refletir sobre o seu dia.


Recompense-se para se livrar do stress extremo

Depois de um projeto difícil ou de um dia especialmente esgotante, saia e recompense-se com um jantar ou uma ida ao cinema. É importante não somente exteriorizar como relaxar e passar tempo de qualidade com os que o rodeiam.


Use o momento para solucionar problemas

Uma das vantagens de exteriorizar é o facto de que este ato dá-lhe a oportunidade de refletir sobre possíveis soluções. Para além disso, quem o ouve pode igualmente ter uma visão ou uma perspetiva diferente que você possa adotar, ajudando-o a superar futuras crises.


LEIA TAMBÉM: Os principais causadores de stress


No final, não se esqueça de ajudar amigos e outros colegas a passarem pelo mesmo processo. Desabafar previne problemas de saúde mais graves, ajuda-o a ligar-se a outras pessoas e pode ser útil na hora de encontrar soluções.


Keywords: Stress, Empreendedor, Empreendedorismo, Criar Uma Empresa, CUE, NOS Empresas


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais